Wagner da Silva
Braço do Norte
A instalação de câmeras de segurança em Braço do Norte é debatida desde o último ano. Entidades como o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação do Vale do Braço do Norte (Acivale), Polícia Militar e câmara de vereadores apoiam a ação.
Mas a efetivação do projeto esbarra no alto custo. No primeiro orçamento, feito por um agente da Polícia Cívil, membro do Conseg, seriam necessários R$ 60 mil para a instalação de dez câmeras de monitoramento. Por sugestão do comandante da Guarnição Especial da PM, tenente-coronel Silvio Ricardo Alves, uma solicitação para a execução de um projeto será encaminhada na próxima semana à secretária estadual de segurança pública.
A sugestão de utilizar os valores do convênio com trânsito é descartada pelo comandante. Segundo ele, os valores só poderão ser destinados para despesas específicas com trânsito, como pintura de faixas e meios-fios. “Se o valor for gasto em outra área, o Ministério Público poderá abrir sindicância, pois trata-se de desvio de finalidade de verba pública”, explica Silvio.

