FOTO Rafael Bressan ACF Notisul
Tempo de leitura: 4 minutos
A rodada de abertura do Campeonato Catarinense 2026 começou com tropeço da Chapecoense e segue nesta quarta-feira (7) com a aguardada estreia do Criciúma, que inicia a busca pelo 13º título estadual.
Chapecoense fica no empate com o Brusque na Arena Condá
Na noite de terça-feira (6), diante de quase 8,5 mil torcedores na Arena Condá, a Chapecoense empatou em 1 a 1 com o Brusque, em jogo marcado por gols ainda no primeiro tempo.
O Verdão iniciou a partida com maior posse de bola, mas viu o adversário equilibrar as ações. Aos 30 minutos, Clinton recebeu passe de Biel e abriu o placar com um belo gol para o Brusque.
A reação da Chape veio nos acréscimos da etapa inicial. Após escanteio cobrado por Giovanni Augusto, o zagueiro Victor Caetano subiu bem e cabeceou firme, no ângulo direito, deixando tudo igual antes do intervalo.
No segundo tempo, o ritmo caiu. Com evidente falta de entrosamento típica do primeiro jogo da temporada, as equipes criaram pouco e não voltaram a balançar as redes. O placar permaneceu inalterado até o apito final.
A Chapecoense volta a campo no domingo (11), às 16h, fora de casa, contra o Camboriú, pela segunda rodada.
Criciúma estreia nesta quarta contra o Marcílio Dias
Também nesta quarta-feira (7), às 19h, o Criciúma inicia sua campanha no Catarinense 2026 enfrentando o Marcílio Dias, no estádio Doutor Hercílio Luz, em Itajaí.
O Tigre começou a preparação no dia 16 de dezembro e realizou um jogo-treino na pré-temporada, vencendo o Santa Catarina por 1 a 0. Já o Marcílio fez dois testes: derrota para o Camboriú por 2 a 1 e empate com o São Joseense.
Base mantida e reforços no Tigre
O técnico Eduardo Baptista deve manter a base do time que encerrou a Série B do Brasileiro em 2025. Dos 11 titulares, a expectativa é de que oito atletas sejam remanescentes da última temporada.
As novidades são o zagueiro César Martins, o volante Steven e o atacante Waguininho, que pode atuar pela ala esquerda. O volante Eduardo de Biasi está fora por ainda não ter o nome publicado no BID da CBF.
Outra possível atração é Marcelo Hermes, que retorna ao clube após defender o Juventude na Série A. O lateral foi relacionado, mas deve começar no banco por ter iniciado a pré-temporada recentemente.

“O Criciúma entra com a ideia de brigar pelo título. Claro que primeiro precisa classificar e buscar a vaga na Copa do Brasil, mas a meta é chegar à reta final e disputar a decisão”, afirmou Baptista.
Provável Criciúma: Alisson; César Martins, Rodrigo e Castán; Marcinho, Gui Lobo, Steven e Waguininho; Jhonata Robert, Diego Gonçalves e Nicolas.
Marcílio Dias tem técnico conhecido do torcedor carvoeiro

O Marcílio Dias é comandado por Rogélio Silva, ex-zagueiro do Criciúma, onde atuou em 60 partidas e participou do acesso da Série C para a Série B em 2010.
Provável Marcílio Dias: Matheus Cavichioli; Victor Guilherme, Marcelo Sousa, Luan Rodrigues e Kevin; Guilherme Kanté, Felipe Baiano e Cesinha; Zé Carlos, Lucas Batatinha e Zé Eduardo.
Arbitragem e retrospecto
A arbitragem será de Julio Cesar Pfleger, auxiliado por Jose Roberto Larroyd e Clair Dapper. O quarto árbitro será Jocemar Klein, e o VAR ficará sob comando de Heber Roberto Lopes, com auxílio de Henrique Neu Ribeiro.
Desde 1978, quando passou a se chamar Criciúma, o Tigre enfrentou o Marcílio Dias 149 vezes, com 69 vitórias carvoeiras, 34 do Marinheiro e 46 empates. Em 2025, as equipes empataram em 0 a 0 no Majestoso.

