Tempo de leitura: 4 minutos
O domingo, 12 de outubro de 2025, será de instabilidade e risco de temporais no Sul do Brasil. Uma nova frente fria associada à formação de um ciclone extratropical devem provocar chuvas intensas, ventania e queda de granizo em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, segundo informações de institutos meteorológicos.
Em Tubarão e região Sul catarinense, o dia será de muitas nuvens e chuva ao longo da noite, com temperaturas variando entre 19°C e 26°C e umidade do ar próxima de 90%.
Formação do ciclone
O sistema começa a se formar entre o norte da Argentina e o Paraguai, onde a pressão atmosférica deve cair abaixo de 1000 hectopascais, o que caracteriza uma baixa pressão intensa.
Essa baixa pressão se desloca rapidamente para o Uruguai e a província de Buenos Aires, onde o ciclone extratropical se organiza e, entre domingo e segunda-feira (13), avança em direção ao oceano Atlântico.
Embora o ciclone não atinja diretamente o território brasileiro, sua proximidade aumenta o risco de ventos fortes e tempestades severas na região Sul.
Previsão para Santa Catarina
Manhã: Sol entre muitas nuvens, com possibilidade de garoa isolada.
Tarde: Céu nublado e chuva em vários pontos do estado.
️Noite: Tempo chuvoso, com risco de raios e rajadas de vento.
️ Temperaturas: mínima de 19°C e máxima de 26°C.
Ventos: Nordeste (NE) com rajadas de até 70 km/h.
Precipitação: acumulado previsto de até 15 mm.
Umidade: entre 72% e 97%.
Fenômenos esperados
Temporais
Tempestades com chuva intensa e descargas elétricas devem ocorrer nos três estados da região Sul.
No Rio Grande do Sul, a madrugada deve registrar as chuvas mais fortes, especialmente no centro e sudoeste.
Em Santa Catarina e Paraná, as tempestades se espalham durante o dia e a noite.
Rajadas podem ultrapassar 90 km/h, e a Defesa Civil já emitiu alertas para inundações em rios e arroios devido ao volume acumulado.
️Ventania
Durante o domingo, ventos de 70 a 90 km/h podem atingir áreas litorâneas e serranas.
Na segunda-feira (13), o ciclone já no oceano ainda causará ventos costeiros de até 80 km/h, principalmente no litoral gaúcho.
Queda de granizo
Nuvens cumulonimbus formadas no processo da frente fria podem gerar granizo em pontos isolados dos três estados.
Raios
A formação intensa de tempestades aumenta o risco de descargas elétricas.
A orientação é evitar locais descampados e estruturas metálicas, e não se abrigar sob árvores durante as tempestades.
Alerta e recomendações
A Defesa Civil recomenda atenção redobrada, especialmente em áreas de risco e regiões propensas a alagamentos.
Confira as orientações:
Evite trafegar em áreas alagadas.
Retire objetos soltos de quintais e varandas.
Desligue aparelhos elétricos durante descargas atmosféricas.
Em caso de emergência, acione a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).