Priscila Alano
Tubarão
A previsão do tempo para os próximos dias não é nada animadora para aqueles que não gostam de temperaturas baixas. Uma frente fria está na região sul do país e provoca queda nas temperaturas, além de chuvas frequentes. A instabilidade também pode resultar em rajadas fortes de vento sul, em torno de 50 a 60km/h, mais intensas nas áreas próximas do mar.
Os climatologistas indicam que a precipitação pluviométrica deve superar a média esperada para o mês, com possibilidade de alagamentos em algumas cidades. No estado, os municípios de Caçador, Concórdia, Calmon, Dona Emma, Itaiópolis, José Boiteux, Lebon Régis, Matos Costa, Presidente Getúlio, Rio das Antas, Rio do Campo, Rio Negrinho, Santa Cecília, Santa Terezinha, Timbó Grande e Videira decretaram situação de emergência.
A dona de casa e estudante Rita de Cássia Machado, de Capivari de Baixo, está sempre atenta à previsão do tempo, já que em 2009 não acreditou no alerta meteorológico e pegou uma tempestade na rua. “Fiquei traumatizada após aquele dia. Meus filhos estavam em casa sozinhos. Antes de sair, procuro acompanhar a previsão do tempo”, conta Rita de Cássia.
Serviço
Qualquer problema com relação ao tempo deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, ou ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.

