Tempo de leitura: 3 minutos
Uma clínica de reabilitação foi interditada na Praia do Rosa, em Imbituba, após denúncias de irregularidades e maus-tratos. A ação ocorreu durante uma operação conjunta que envolveu a Vigilância Sanitária, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social.
Segundo informações da Polícia Civil, durante a fiscalização, diversos pacientes relataram estar internados contra a vontade e sofrendo maus-tratos dentro da instituição.
Relatos de maus-tratos e internações forçadas
De acordo com a Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Imbituba, foram colhidos depoimentos de mais de 20 pacientes e apreendidas evidências no local.
Entre os relatos, os internos mencionaram alimentação insuficiente, internação forçada com uso de força física, aplicação de sedativos como punição e proibição de contato com familiares sem a presença de responsáveis pela clínica.
A instituição era divulgada nas redes sociais como uma “clínica de reabilitação em dependência química”, oferecendo terapias psicológicas e prometendo “natureza, acolhimento e transformação”.
Inquérito policial foi instaurado
Com base nas informações coletadas, a Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar os crimes de cárcere privado e maus-tratos. As investigações seguem em andamento para identificar os responsáveis e apurar a extensão das irregularidades.