Início Geral Clínica Pró-Vida, em Tubarão, realiza gratuitamente testes rápidos para diagnósticos

Clínica Pró-Vida, em Tubarão, realiza gratuitamente testes rápidos para diagnósticos

No mês de julho, o alerta do Ministério da Saúde é para o combate às hepatites virais. Para proporcionar à população acesso a exames que possibilitam detectar essa doença considerada silenciosa, a Pró-Vida, em Tubarão, oferece hoje (22), das 13 às 16 horas, mais uma data para a realização gratuita de testes rápidos. A ação é uma parceria da Clínica com a Fundação de Saúde do município.

“Esses testes rápidos consistem na coleta de uma gota de sangue para a realização dos diagnósticos das hepatites B e C, Sífilis e também HIV (o vírus causador da aids). Após a captação, há o processo de aconselhamento, para facilitar a correta interpretação do resultado”, explica o hepatologista e gastroenterologista da Dr. Flávio Bianchini. 

Para o comerciante Cláudio Antunes, que participou da primeira data de testes rápidos da Pró-Vida, realizada no dia 15, fazer exames dessa importância em pouco tempo, é uma grande oportunidade para dar atenção a saúde.

“Fui aconselhado pela minha filha, que é estudante de medicina, a fazer essas análises e verificar como está o meu organismo. Então, parti primeiramente para a realização de exames e em seguida, cuidar da qualidade de vida.  Oportunidade que indico a todos aproveitar”, ressalta Cláudio.

O Dr. Flávio reforça que a hepatite é uma inflamação no fígado e age de forma silenciosa, por isso nem sempre apresenta sintomas, porém os mais comuns são olhos e pele amarelados, cansaço, febre, mal-estar, tonturas, vômitos, dor abdominal, urina escura e fezes claras.

“O importante é lembrar que todos os tipos de hepatite devem ser tratadas com indicações médicas. O diagnóstico pode ser realizado por testes rápidos que dão o resultado em uma hora ou também na realização de exames laboratoriais e que a vacina é importante forma de prevenção contra as hepatites dos tipos A e B”, explica o médico.

Testes rápidos

Conforme o Ministério da Saúde os testes rápidos são aqueles cuja execução, leitura e interpretação dos resultados são feitas em, no máximo, 30 minutos. Além disso, são de fácil execução e não necessitam de estrutura laboratorial.

Julho Amarelo

A Campanha Julho Amarelo faz referência ao 28 de julho, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde para a celebrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Este ano, por meio da Lei 13.802, foi instituído julho como mês de referência à luta contra as hepatites virais, reforçando as iniciativas de vigilância, prevenção e controle.

Hepatites Virais

Hepatite A

Transmissão: fecal-oral por contato entre os indivíduos ou por meio de água e alimentos contaminados pelo vírus.

Prevenção: Lavar sempre as mãos, consumir água tratada e evitar contato com esgoto.

Hepatite B

Transmissão: Pode ser transmitida pelas relações sexuais e no contato com sangue de uma pessoa infectada.

Prevenção: Usar preservativo, não compartilhar objetos de uso pessoal, como escova de dente, material de manicure, entre outros.

Hepatite C

Transmissão: No compartilhamento de objetos pessoais e nas relações sexuais sem preservativos.

Prevenção: Usar preservativo e não compartilhar objetos que tenham entrado em contato com sangue.

Hepatite D

Transmissão: Nas relações sexuais, a mãe pode passar para o filho, durante a gestação (no parto ou na amamentação), no compartilhamento de objetos de uso pessoal ou no uso de drogas.

Prevenção: Usar preservativo e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Hepatite E

Transmissão: fecal-oral por contato entre os indivíduos ou por meio de água e alimentos contaminados pelo vírus.

Prevenção: Lavar sempre as mãos, consumir água tratada e cozinhar devidamente os alimentos. 

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile