domingo, 21 dezembro , 2025

Codesul apresenta diagnóstico da Malha Sul e defende concessão integrada ao Ministério dos Transportes

FOTOS Divulgação SPAF SC Notisul

Tempo de leitura: 5 minutos

O Codesul, bloco que reúne Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul, entregou nesta terça-feira (9) ao Ministério dos Transportes um documento técnico com o diagnóstico atualizado da Malha Sul e propostas para o futuro do modal ferroviário na região. O material foi recebido pelo secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Cezar Ribeiro, durante audiência em Brasília.

O documento consolida o posicionamento dos quatro estados sobre a Política Nacional de Concessões Ferroviárias e sobre a Carteira de Projetos 2026. A entrega foi seguida de reunião com parlamentares das bancadas federais dos estados envolvidos.

Modernização ferroviária avança, mas divisão preocupa estadosCodesul entrega diagnóstico da Malha Sul ao Ministério dos Transportes

No relatório, o Codesul reconhece que a 1ª Política Nacional de Outorgas Ferroviárias representa o maior esforço de modernização do setor em décadas. O plano federal prevê oito leilões e cerca de R$ 140 bilhões em investimentos para expansão da malha, recuperação de trechos e criação de novos corredores logísticos.

Apesar disso, os estados alertam para riscos na proposta de fragmentar a Malha Sul em três concessões distintas — Corredor Paraná–Santa Catarina, Corredor Rio Grande e Corredor Mercosul. Para o bloco, esse modelo compromete a integração logística e reduz a coerência operacional dos fluxos ferroviários.

Diagnóstico revela metade da malha inoperante em parte dos estados

O documento apresenta um panorama detalhado da concessão atual da Rumo Malha Sul, responsável por 7.223 km de trilhos nos três estados da região. O diagnóstico destaca gargalos graves:

Rio Grande do Sul
– Metade da malha total está inativa.
– Após as enchentes de 2024, a extensão operante caiu de 1.680 km para 921 km.
– O transporte ferroviário de líquidos permanece interrompido devido a danos estruturais.

Santa Catarina
– Dos 1.210 km de trilhos, apenas 210 km (17%) estão em operação.
– O estado responde por cerca de 20% dos contêineres movimentados no Brasil, mas utiliza o modal ferroviário em apenas 6% das cargas portuárias.
– A dependência rodoviária aumenta custos logísticos e pressiona rodovias já saturadas.

Paraná
– O Oeste enfrenta restrição de escoamento pela baixa conectividade ferroviária.
– O trecho da Serra da Esperança, entre Guarapuava e Ponta Grossa, limita capacidade e sofre com declividades acentuadas e infraestrutura insuficiente.
– Os gargalos afetam o fluxo de grãos, proteínas e insumos industriais.

O Codesul alerta que a falta de integração plena entre os três estados prejudica cadeias produtivas estratégicas, especialmente a agroindústria, e enfraquece a competitividade regional e nacional.

Dependência do modal rodoviário aumenta riscos logísticos

O relatório também destaca desafios adicionais no transporte brasileiro. No país, 65% da movimentação doméstica é feita por rodovias. No caso do milho, o percentual chega a 98%, apesar das grandes distâncias entre o Centro-Oeste produtor e o Sul consumidor.

Rodovias importantes — como BR-277, BR-101, BR-116, BR-163 e BR-386 — já operam próximas ao limite. Além disso, há redução no número de motoristas profissionais e envelhecimento da categoria, fatores que ampliam o risco de desequilíbrio logístico.

Para o Codesul, fragmentar a Malha Sul aumenta a insegurança operacional, reduz escala e limita investimentos privados.

Diretrizes e propostas apresentadas ao Ministério dos Transportes

O documento entregue lista prioridades e ações consideradas essenciais para garantir a continuidade do serviço e estimular novos investimentos.

Diretrizes centrais

  1. Resolver passivos da concessão atual, incluindo trechos abandonados e infraestrutura degradada.

  2. Garantir continuidade operacional durante a transição entre contratos.

  3. Defender concessão integrada da Malha Sul, vista como a única capaz de assegurar escala e coerência logística.

Propostas imediatas

– Recuperar trechos danificados no Rio Grande do Sul após as enchentes.
– Restabelecer o transporte ferroviário de líquidos.
– Avaliar tecnicamente quais segmentos devem ser preservados, modernizados ou ampliados.
– Estudar aportes conjuntos dos estados e da União para viabilizar uma concessão integrada com VPL zero.

Propostas estratégicas (médio e longo prazo)

– Integrar os estados aos principais corredores nacionais de exportação.
– Atrair novos operadores ferroviários e ampliar a competição.
– Garantir compatibilidade entre decisões de curto e longo prazo.
– Considerar projetos estaduais já em andamento como atrativos adicionais à concessão integrada.

Continue lendo

TCE/SC suspende contratação para construção de quatro penitenciárias

FOTO TCESC Divulgação Notisul ⏱️ Tempo de leitura: 4 minutos O Tribunal de Contas de Santa Catarina suspendeu, de forma cautelar, nesta sexta-feira (19), a contratação...

Jorginho Mello sanciona pacote de leis em áreas estratégicas de Santa Catarina

Fotos: Ana Carolina Bossle/Secom GOVSC Divulgação Notisul ⏱️ Tempo de leitura: 4 minutos O governador Jorginho Mello sancionou, nesta sexta-feira (19), um conjunto de leis que...

Polícia Civil prende suspeito de estupros de adolescentes em Florianópolis

FOTO PCSC Divulgação Notisul ⏱️ Tempo de leitura: 3 minutos A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu nesta semana um homem suspeito de praticar múltiplos estupros...

Primeiro dia de Verão tem temperaturas elevadas e alta umidade no ar

Para este domingo, 21 de dezembro, dia oficial da entrada do Verão, a região da Amurel terá um dia típico de "calor pré-frontal": muito...

Horóscopo do dia (21/12/2025): influência da Lua reforça a sensibilidade

TEMPO DE LEITURA: 4 minutos O domingo, 21 de dezembro de 2025, marca um momento de transição e introspecção. A influência da Lua reforça a...

La Niña influencia o clima neste Verão 2025/2026 na região da Amurel

FOTO Notisul O Verão no Hemisfério Sul inicia oficialmente hoje, 21 de dezembro de 2025, às 12h03. Para a região da Amurel (Tubarão, Laguna, Braço...

Escuna naufraga na região de Laguna: cinco tripulantes são resgatados

Uma escuna com cinco tripulantes naufragou após apresentar um aumento repentino em um orifício na proa e encher de água rapidamente, nas proximidades da...

Orleans concede bônus fiscal de até R$ 1.200 a produtores rurais

FOTO Douglas Benker Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 3 minutos A Prefeitura de Orleans, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, vai conceder um bônus fiscal...