Comemorações dos 150 anos da imigração italiana em SC começam dia 4 de junho

FOTO Divulgação Notisul

A partir de 4 de junho, Santa Catarina celebra os 150 anos da grande imigração italiana com eventos em Florianópolis, Nova Trento, Brusque e Itajaí. As festividades incluem homenagens, exposições, inaugurações e lançamentos de livros, ressaltando a contribuição dos imigrantes italianos na formação cultural do Estado. O Ato Parlamentar Solene abre as comemorações às 19h, na Assembleia Legislativa, com homenagens a personalidades e entidades ligadas à colonização italiana.

Ato Parlamentar Solene abre as festividades com homenagens

O Ato Parlamentar Solene, na noite de 4 de junho, marca o início das celebrações em Florianópolis. A cerimônia contará com homenagens a figuras importantes e entidades que preservam a cultura italiana no Estado. Antes do ato, às 16h, grupos culturais italianos se apresentam na Assembleia Legislativa, e será aberta a exposição “Do outro lado do oceano: os 150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina”.

  • Apresentações culturais às 16h.
  • Abertura de exposição histórica.
  • Homenagens a personalidades e entidades.

Programação inclui eventos em Nova Trento, Brusque e Itajaí

As comemorações seguem até o dia 6 de junho, com diversas atividades em cidades marcantes na colonização italiana. Em Nova Trento e Brusque, no dia 5, haverá inaugurações, visitas e lançamentos. Em Itajaí, no dia 6, será inaugurado o monumento “L’arrivo”, do escultor Valmir Bignotti.

  • 5 de junho: revitalização da Piazza del Comune e homenagem ao historiador Walter Fernando Piazza.
  • Visitas a instituições culturais e educacionais.
  • Lançamento do livro “150 Anos da Grande Imigração Italiana em SC”.

Monumento “L’arrivo” será inaugurado em Itajaí

Encerrando as comemorações, Itajaí recebe, no dia 6 de junho, a inauguração do monumento “L’arrivo”, na Praça Almirante Tamandaré, no Porto da cidade. A obra do escultor Valmir Bignotti representa simbolicamente a chegada dos imigrantes italianos a Santa Catarina, celebrando o legado cultural e histórico desse movimento migratório.

  • 6 de junho: inauguração do monumento em Itajaí.
  • Homenagem ao marco da imigração italiana.
  • Participação de autoridades e comunidades italianas.