Os Comitês de Bacia Hidrográfica do Sul de SC – incluindo os Comitês do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba, do Rio Urussanga, e do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas – destacaram suas principais demandas na tarde desta terça-feira, dia 02. Durante o Programa Alesc Itinerante em Criciúma, uma ação em comemoração aos 190 anos da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, os órgãos evidenciaram os desafios enfrentados na gestão dos recursos hídricos, buscando apoio político e mobilização da sociedade.
Reforço nas ações dos Comitês de Bacia Hidrográfica
O pronunciamento, feito pelo presidente do Comitê Tubarão e Complexo Lagunar, Woimer José Back, abordou a necessidade de fortalecimento dos Comitês de Bacia Hidrográfica.
Apelo por maior investimento em recursos hídricos
Back destacou a importância do apoio político e financeiro para efetivar as políticas de gestão hídrica, solicitando à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde um maior aporte de investimentos.
“A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde precisa ampliar seu apoio aos Comitês com mais infraestrutura e recursos financeiros,” ressaltou Back.
Fortalecimento das redes de cooperação
Lara Possamai Wessler, presidente do Comitê Urussanga, enfatizou a importância de apresentar diretamente aos legisladores as preocupações dos Comitês, visando fortalecer as redes de cooperação e parcerias.
Redragagem do Rio Tubarão como prioridade
Um dos pleitos mais antigos, a redragagem do Rio Tubarão, foi destacado como prioritário. Woimer José Back explicou que o projeto necessita de atualização, licença ambiental e liberação de recursos para avançar, trazendo inúmeros benefícios ao município que sofre com cheias.