Dois homens foram condenados pelo Tribunal do Júri da Comarca de Tubarão pelos crimes de homicídio, duas tentativas de homicídio e organização criminosa, após um ataque a tiros contra uma família em agosto de 2022. O crime resultou na morte de uma mãe, ferimentos graves no pai e deixou o filho do casal, de apenas dois anos, paraplégico.
O julgamento teve início na quinta-feira (21) e foi concluído na sexta-feira (22). As penas foram fixadas em 35 anos, um mês e 10 dias e 32 anos, dois meses e 20 dias de reclusão, ambas em regime fechado. Um terceiro homem, apontado como cúmplice, foi condenado a quatro anos de prisão por organização criminosa.
Motivo torpe e execução planejada
De acordo com a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o crime foi motivado pela suspeita de que o pai da família integrava uma facção criminosa rival. A informação teria surgido após um comentário feito em tom de brincadeira a um adolescente ligado ao grupo adversário, que repassou aos réus.
Na noite do ataque, os criminosos atiraram de forma repentina contra a residência da família. Os disparos atingiram a mãe, que morreu no local, o pai, que ficou ferido, e a criança, que sofreu múltiplas fraturas e ficou paraplégica. O homicídio do pai e do filho não se consumou porque o homem conseguiu fugir e pedir socorro a vizinhos.
Os jurados reconheceram duas qualificadoras: motivo torpe e recurso que dificultou a defesa das vítimas, já que os disparos foram feitos de fora para dentro da casa, sem chance de reação.
Condenação e penas
Réu 1: 35 anos, um mês e 10 dias de prisão por homicídio qualificado, duas tentativas de homicídio qualificado e organização criminosa.
Réu 2: 32 anos, dois meses e 20 dias de prisão por homicídio qualificado, duas tentativas de homicídio qualificado, organização criminosa e corrupção de menor.
Réu 3: quatro anos de prisão por organização criminosa majorada pelo uso de arma de fogo e envolvimento de adolescente.
O Ministério Público informou que irá recorrer da sentença em busca do aumento das penas aplicadas.