sexta-feira, 26 junho , 2026

O Congresso Nacional e a política em Santa Catarina

FOTO Notisul

O Congresso desconectado

O grande desafio do Congresso Nacional é reconstruir a ligação com a população. Durante muito tempo, muitos brasileiros passaram a enxergar o Legislativo como distante da realidade das ruas, preocupado mais com disputas políticas e interesses próprios do que com os problemas do dia a dia da sociedade.

Dura avalia entregas do Congresso à população
Congresso Nacional sem a presença do povo brasileiro FOTO Notisul

O retorno

O retorno da confiança passa por algumas atitudes: ouvir mais e explicar melhor: o cidadão precisa entender o que um deputado ou senador está fazendo e poderá fazer caso eleito, e como isso melhora sua vida.

… Priorizar pautas que afetam a rotina das pessoas: emprego, saúde, segurança, educação, custo de vida e oportunidades é essencial. Isso é prioridade nos debates, e não só em época de eleição.

Transparência é prioridade

O eleitor quer saber como são usados os recursos públicos, que não são poucos, e quais resultados foram entregues durante o mandato — principalmente por aqueles políticos que vão à reeleição, seja para presidente, governos estaduais, senadores, deputados federais, estaduais ou distritais. A cobrança do mandato é prioridade para o eleitor não errar duas vezes.

Mais entregas, menos briga

Menos briga político-partidária e mais resultados, mais retorno: a população está cansada da polarização permanente quando faltam soluções. Isso parece que não acaba nunca. E, em todas as eleições, isso volta com força cada vez mais forte. Porém, quando falta saúde, educação, saneamento básico, segurança pública e infraestrutura, essa deve ser a cobrança no período eleitoral e sempre durante o mandato.

Agora estamos neste período de cobranças e prestação de contas.

Mudanças de rumo

Mas a pergunta principal continua sendo: os políticos estão devolvendo ao povo aquilo que receberam nas urnas? Porque a democracia não termina no voto. Não termina no dia 4 de outubro. Ali começa a cobrança, porque o eleitor entrega confiança; o parlamentar precisa devolver com presença, trabalho e compromisso.

Finalmente

Um Congresso mais próximo do povo não é aquele que apenas faz discursos populares, e sim aquele que transforma problemas reais em soluções reais. É isso que esperamos… cobrar! Cobrar e cobrar daqueles que já estão lá e daqueles que querem entrar: mais responsabilidade e muito mais cobrança e compromisso.

Esperança apenas

senador Amin quer a presidência do Senado
FOTO Agência Senado Divulgação Notisul

O senador Esperidião Amin (PP) declarou por onde passou na última semana, aqui em Tubarão, que, caso reeleito ao Senado em 4 de outubro, pretende disputar a presidência da alta Câmara.

Disse que vai disputar a presidência do Senado por uma questão moral.

Já falaram isso!

… Com essa declaração, o senador Amin tenta colocar em prática várias CPIs engavetadas e até a possibilidade de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O senador Alcolumbre (União), antes de ser eleito, falou a mesma coisa. Inclusive, o PL articulou a sua vitória. Depois de eleito, virou as costas para o Senado e para o Brasil.

Governador em Braço do Norte

O governador estará na cidade de Braço do Norte na próxima segunda-feira, dia 29 de junho. Jorginho Mello (PL) vem fazer entregas de recursos exclusivamente para o Hospital Santa Terezinha. Há uma semana passou a caravana de João Rodrigues (PSD); uma semana depois, o governador faz o mesmo roteiro com uma grande diferença: traz recursos para a saúde. Política é isso… faz parte.

Novos tempos

Quando escrevi que a nova gestão da Prefeitura de Tubarão, ao ser eleita, tinha o compromisso de virar a página negra pela qual a cidade passou nos últimos anos não tão distantes, isso está acontecendo. Em menos de um ano, o resultado dessa virada, desse novo tempo, chegou mais cedo do que se esperava.

… A PMT conquistou em Brasília, na última semana, o prêmio de destaque nacional “Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal”, promovido pelo Governo Federal por meio da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Ritmo forte

Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal
FOTO Divulgação Notisul

O município venceu na categoria Maior Evolução Regional – Região Sul, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes que não são capitais. Mérito da equipe e da responsabilidade no trato da coisa pública com muita transparência. Um novo tempo, queiram ou não, está acontecendo em Tubarão. Goste ou não, aceite ou não, mas essa realidade tem que ser divulgada, e ponto final.

Trabalho sério

Everson Barbosa Martins foi um dos palestrantes do Summit Cidades 2026
FOTO Divulgação Notisul

Presidente da Câmara de Tubarão leva experiência do Legislativo ao palco do Summit Cidades 2026. Everson Barbosa Martins foi um dos palestrantes do Summit Cidades 2026, considerado um dos maiores eventos de gestão pública do país, reunindo milhares de gestores, parlamentares, especialistas e lideranças de todo o Brasil em Florianópolis nesta semana.

… A bandeira da saúde mental, tema que tem marcado sua atuação pública, foi apresentada como exemplo de propósito e construção de legado político.

Realidade sem discurso político

Máquina dá suporte a limpeza no Rio da Madre
FOTO PMT Divulgação Notisul

A revitalização e a limpeza do Rio da Madre, antes Rio Morto, é uma realidade e uma promessa antiga de muitas eleições, há mais de 20 anos. Os méritos desse belo trabalho são do vereador Tchê (PSD), do prefeito Sorato (PL), do vice Denis (PSD), e do governador, que apostou e acreditou nessa recuperação; eles não prometeram, mas fizeram acontecer.

… Eu presenciei in loco o trabalho que lá está sendo realizado. Percebe-se que a população ribeirinha está contente porque o rio que era morto reviveu, renasceu.

A carta

exoneração a pedido da diretora jurídica da Fundação de Esportes de Tubarão, Ana Cabral
FOTO Divulgação Notisul

A exoneração a pedido da diretora jurídica da Fundação de Esportes de Tubarão, Ana Cabral, ligada ao MDB, está dando o que falar.

… Ana alegou em seu pedido de exoneração, endereçado ao prefeito municipal através de uma carta muito bem elaborada, que o motivo foi a incompatibilidade com um servidor comissionado que há muito tempo vem exercendo cargo na fundação.

… Ana, em sua missiva, agradeceu à gestão, em especial ao prefeito pela confiança, mas o caminho menos traumático para todos foi pedir sua exoneração do cargo que ocupava, onde era comissionada e indicada do MDB.

Competência e compromisso

Como diretora jurídica, Ana Cabral exercia uma função de muita responsabilidade e compromisso com as ações públicas que o cargo exigia. Perdem com a saída a própria gestão e o poder público em sua essência de forma geral. Quanto à fundação, não sei se sabem do impacto negativo que isso gerou.

Juntos até o fim

A passagem da caravana da chapa de João Rodrigues (PSD), na última semana na Amurel, foi festejada pelo pré-candidato a deputado federal João Marcelo (Joma) (MDB). Joma acompanhou a comitiva nos quatro cantos aqui na Amurel e, por cima, ganhou o apoio muito importante do ex-deputado federal Ronaldo Benedet (MDB), de Criciúma.

Quem falou, falou!

Na passagem pela região na última semana, João Rodrigues deu várias entrevistas e falou a respeito da declaração do prefeito de Criciúma (PSD), que disse que não pode falar mal do governador Jorginho durante a campanha e que só tem elogios a fazer a ele.

… Essa declaração irritou a cúpula do PSD, inclusive João Rodrigues, que disse no sábado, abertamente, que é melhor que esses deixem o partido porque não estão dentro da proposta da sigla nesta eleição.

Voltou atrás

… Já na segunda-feira, João recuou e disse que faria a mesma coisa que o prefeito de Criciúma Vaguinho (PSD) fez. Segundo João, ele quis ser apenas educado com o governador e ele, João, falaria a mesma coisa. Às vezes fica difícil de entender certos idiomas políticos.

Nada a comentar!

Santa Catarina abençoada

“Renasci em Santa Catarina”, disse Carlos Bolsonaro. Se renasceu aqui, imagina o que fez durante os 20 anos em que foi vereador do Rio de Janeiro. Cabe ao eleitor fazer suas escolhas e tomar sua decisão. Afinal, a legislação foi feita para ser cumprida, sem dúvida. Mas, em se tratando de eleição, a decisão é do eleitor.

Granitasso

Festa do Granitasso, comemorando um ano do novo diretório do MDB de Tubarão, tendo como presidente Rodrigo Pavei. Não resta dúvida de que o MDB, sob a gestão da nova executiva, tem merecido destaque no meio político e, no último sábado, fez seu famoso Granitasso, onde reuniu mais de 500 pessoas que prestigiaram o evento.

… Belíssima festa e ótimos discursos. Só gostaria de entender o que estaria fazendo em uma festa partidária do MDB o pré-candidato a deputado federal e ex-governador Moisés. É sabido que o MDB tem o Joma como seu pré-candidato a deputado federal. Curiosidade apenas.

Betinho de braços abertos

Betinho fez um grande encontro regional em Braço do Norte
FOTO Divulgação Notisul

Não foi de estranhar que o PSD da Amurel queira eleger um deputado estadual e um federal nesta eleição. O partido, há mais de um ano, vem trabalhando o nome do ex-prefeito Betinho Kuerten, o escolhido, e vem fazendo um grande trabalho eleitoral para que esse projeto se concretize em 4 de outubro.

… Betinho fez um grande encontro regional em Braço do Norte, ao lado das estrelas do partido, e a ordem até o dia da eleição é só trabalho. A dupla do PSD para as vagas já foi definida: Julio Garcia para federal e Beto Kuerten para estadual.

Banco Master chegou no PT

Brasília acompanha crise do Banco Master
A Capiatl Federal sofre os impactos das investigações do Banco Master FOTO Notisul

O caso de Jaques Wagner, ex-líder do PT no Senado, compromete Lula e silencia o PT como um todo. Agora, alguns ministros do STF não escondem mais o desejo de dar um fim nesse processo do Banco Master e já começam a pensar em planos para parar o ministro André Mendonça, relator do caso.

… A corda está muito esticada e parece que não tem mais fim. A ordem é parar e, para isso, precisam criar situações comprometendo o processo, ou pelo menos cessar essa ânsia de querer mexer em tudo. Assim não vale. Já foi assim com o Mensalão, Lava Jato, INSS e agora o Master.

Estratégia gigante

Um dos motivos é falar que o ministro André Mendonça está sendo seletivo e que deveria pedir uma busca e apreensão na casa de Flávio Bolsonaro (PL), quando foi revelada sua intimidade financeira com Vorcaro. E isso não aconteceu… Mas nem isso o PT reivindica mais depois do vazamento de seu ex-líder no Senado.

Agora é oficial (Vídeo 4)

Agradecimento do pré-candidato Jorge Cock pelo apoio do MDB da Amurel à sua pré-candidatura a deputado estadual pelo MDB. Jorge esteve no Granitasso e se sentiu muito abraçado pelos presentes; na emoção, fez um vídeo se apresentando agora de forma oficial.

Damiani na estrada

Outro pré-candidato nesta eleição a estadual é César Damiani (NOVO), que não se cansa de conversar e fazer visitas, principalmente aos seus amigos, que não são poucos.

… César visitou a empresa Alvorada e foi rever seus amigos do passado, onde teve um grande momento de muita emoção. Não é para menos, César trabalhou quase 50 anos gerenciando essa empresa. Aproveitou o momento para falar como pré-candidato a deputado estadual.

Bora trabalhar

O deputado Pepê Colaço (PP) reuniu, na última semana, 400 pessoas em um encontro em Floripa com seus apoiadores do estado todo. Eu achei pouca gente; por muito menos, Expedito Michels (Republicano) colocou 300 pessoas em evento em Tubarão e Betinho Kuerten (PSD) colocou umas 400 pessoas em Braço do Norte na última semana.

Comparativo

Claro que eram só apoiadores da Amurel, e o encontro do Pepê era de todo o estado. Seria interessante o deputado rever essa matemática. Ainda dá tempo para encontrar caminhos, e focar mais na Amurel é uma saída. Prestando contas, é claro.

Continue lendo

Comércio de Laguna terá horário flexível durante jogo da Seleção Brasileira

FOTO Notisul TEMPO DE LEITURA: 3 minutos O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Laguna e Região (Sindilojas) firmou um acordo coletivo com o Sindicato dos...

Braço do Norte pretende retomar obra do centro administrativo e planeja contorno viário

IMAGEM Divulgação, Notisul TEMPO DE LEITURA: 4 minutos A Prefeitura de Braço do Norte trabalha para retomar a construção do novo centro administrativo municipal, obra iniciada...

Casamento Comunitário oficializa união de 40 casais neste domingo em Criciúma

FOTO Arquivo Decom Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 3 minutos Quarenta casais irão oficializar a união civil neste domingo (28) durante mais uma edição do Casamento...

Pelo Estado – MPSC denuncia envolvidos em Operação DNA do Crime 

  O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ofereceu denúncia contra uma advogada, vários empresários de uma mesma família, pessoas ligadas a eles e agentes...

Farol Shopping e Colégio Dehon promovem Arraial Solidário com show gratuito em Tubarão

IMAGEM Divulgação, Notisul TEMPO DE LEITURA: 4 minutos  O Farol Shopping e o Colégio Dehon promovem entre os dias 3 e 5 de julho mais uma...

Imbituba amplia apoio aos produtores rurais com aquisição de trator e máquina de silagem

FOTOS PI Divulgação Notisul A Prefeitura de Imbituba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), adquiriu um trator e uma máquina...

Meleiro assina ordem de serviço para revitalização da praça central

FOTOS PM Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 3 minutos O prefeito de Meleiro, Anderson Scardueli, o Nino (PL), assinou na manhã desta quinta-feira (25) a ordem...

Michelle nega briga com Flávio Bolsonaro e defende união para eleições de 2026

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira (25) que não existe disputa ou desentendimento com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e defendeu a...