Wagner da Silva
Braço do Norte
Novos documentos e depoimentos foram anexados esta semana ao relatório da CPI da Ponte, que investiga a construção da ponte alta na comunidade de São José, em Braço do Norte, iniciada na gestão do ex-prefeito Ademir Matos (PMDB).
Uma foto, apresentada pelo ex-vereador Enerson Harger, o Xuxa, pode contribuir com a defesa de Ademir. A imagem comprova que a parte de concreto da estrutura, cuja construção era de responsabilidade da prefeitura, foi erguida. O material foi entregue ao vereador-relator da CPI, Cléber Manoel da Silva (PP).
Xuxa relembra que a ponte foi arrastada duas vezes pelas águas. “Em 1983, quando candidato a prefeito, prometi a construção de uma ponte baixa na comunidade. Mesmo derrotado, lutei para cumprir a palavra e a obra foi viabilizada junto ao governo do estado. E, bem no dia da inauguração, uma enchente levou a ponte”, recorda o ex-vereador.
Durante a reconstrução, Xuxa confirma a versão do ex-prefeito Ademir Matos. “A prefeitura construiria a sustentação e a comunidade a parte de madeira. Quando os pilares estavam prontos, mais uma vez a água derrubou a obra”, assegura.
O relator da CPI coloca que não é analisada somente a reconstrução da ponte, como também o envolvimento de 32 pessoas no processo e a forma como tudo foi feito. “Há muitas informações desencontradas. Estudo tudo com tranquilidade e tenho material suficiente para uma denúncia formal”, declara Cléber.
Depoimento de ex-vereador reforça
a defesa de Ademir Matos
O ex-prefeito de Braço do Norte, Ademir Matos (PMDB), avalia que as declarações do ex-vereador Enerson Harger, o Xuxa, reforçam o relatado por ele diversas vezes. “Esta CPI trata-se de perseguição política. Querem desviar o foco do mau momento que passa a atual administração. Estou tranquilo quanto a esta questão. Na época, ficou registrado em ata que seria construída uma ponte mista: a prefeitura faria a parte de concreto e a comunidade a de madeira. E tudo foi feito. Infelizmente, a água derrubou tudo. Foi uma fatalidade”, confirma Matos.

