FOTOS Divulgação Notisul
Durante painel na 15ª edição da Expert XP, na sexta-feira (25), em São Paulo, Daniela Gamboa, head de Crédito Privado e Imobiliário da SulAmérica Investimentos, destacou que os fundos de crédito privado devem se consolidar como porta de entrada para o dinheiro que ainda está na poupança — cerca de R$ 1 trilhão.
Investidores buscam diversificação em cenário de juros elevados
O evento, que reúne grandes nomes do mercado financeiro, discutiu os ciclos do crédito privado no Brasil e suas perspectivas. Segundo Daniela, a alta persistente dos juros, atualmente em 15% ao ano, torna a renda fixa atrativa, mas também desafia os gestores a buscarem retornos com novas estratégias.
“Precisamos parar de olhar apenas o carrego da carteira como base do retorno. O gestor hoje tem outras ferramentas para agregar valor aos produtos”, afirmou.
A especialista ressaltou que a gestão ativa se torna fundamental nesse contexto. A SulAmérica, por exemplo, mantém uma seleção criteriosa de emissores, sem abandonar setores cíclicos. “Se houver um bom nome no varejo ou na saúde, vamos analisar com atenção. Não zeramos setores por estilo, mas por análise técnica”, explicou.
Profissionalização da gestão é diferencial para atrair o investidor
Daniela também enfatizou a importância do papel do gestor profissional nesse cenário mais complexo e competitivo. Para ela, o conhecimento técnico e o monitoramento constante fazem diferença na composição da carteira.
“O gestor tem um ferramental que o investidor comum não possui. Isso acelera a migração da poupança para fundos de crédito mais sofisticados e bem geridos”, comentou.
Segundo Daniela, à medida que os investidores entenderem melhor esse diferencial, a entrada de recursos para os fundos de crédito privado tende a aumentar.
SulAmérica reforça compromisso com evolução dos investimentos
A SulAmérica Investimentos participa da Expert XP desde sua primeira edição. Para o CEO da asset, Marcelo Mello, o evento é um espaço estratégico para fortalecer o relacionamento com o mercado.
“Temos orgulho de contribuir com a evolução da conversa sobre investimentos no Brasil. A Expert XP é uma grande vitrine para trocas de experiências e reforço do nosso compromisso com o investidor brasileiro”, destacou Mello.
Com quase 30 anos de história, a SulAmérica Investimentos soma mais de R$ 85 bilhões sob gestão e tem nota máxima na S&P há 15 anos. A gestora integra a SulAmérica Seguradora, empresa com 128 anos de atuação no país.