IMAGEM: Manuela Linemburger Divulgação, Notisul
Tempo de leitura: 3 minutos
Em meio às comemorações pelos 100 anos de emancipação político-administrativa de Criciúma, a Prefeitura homenageou uma cidadã que também chega ao marco do centenário em 2025. Benta Bitencourt de Assis, de 100 anos, foi coroada como Rainha do Centenário durante o Baile da Realeza da Afasc, realizado na tarde da sexta-feira (3), no Centro de Convivências da Terceira Idade (CCTI), ao lado do Parque das Nações.
A iniciativa faz parte da programação especial preparada pela Administração Municipal para celebrar um século de história, conquistas e desenvolvimento.
Homenagem que simboliza a força da cidade
O prefeito Vagner Espindola destacou o caráter simbólico da homenagem, que une duas trajetórias centenárias:
“Homenagear a dona Benta é reconhecer toda a sua trajetória de vida e dedicação. Ela representa milhares de homens e mulheres que ajudaram a construir Criciúma com trabalho e coragem. Celebrar os 100 anos da cidade junto com os 100 anos dela é um gesto de gratidão e orgulho”, afirmou.
Uma vida marcada por trabalho e coragem
Nascida em 25 de agosto de 1925, em Jaguaruna, dona Benta Bitencourt de Assis mudou-se para Criciúma aos 14 anos, onde trabalhou como escolhedeira de carvão, uma das profissões que marcaram a história das mulheres da região carbonífera.
Há cerca de 58 anos, ela mora no bairro São Sebastião, e diz se sentir honrada por representar a força e a trajetória de tantas famílias criciumenses.
“Cem anos são cem anos, não é para todos. Fico muito feliz que chegamos até aqui com saúde. Nunca imaginei receber uma homenagem desse tamanho”, declarou, emocionada, a Rainha do Centenário.
Memória e identidade criciumense
A presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Cristiane Uliana Zappelini, explicou que a ideia da coroação surgiu para valorizar a memória coletiva do município.
“A coroação da Rainha do Centenário resgata a história de quem ajudou a construir a cidade. Dona Benta representa uma geração de pessoas que dedicaram força e amor ao desenvolvimento de Criciúma”, destacou Cristiane.
Um século de conquistas
Criciúma completa 100 anos de emancipação político-administrativa em 4 de novembro de 2025. Desde a agricultura e o carvão mineral até o atual destaque em comércio, serviços, cultura e turismo, o município se consolidou como uma das principais referências do Sul de Santa Catarina.
A programação do centenário inclui atividades culturais, esportivas, religiosas e históricas, com o objetivo de envolver toda a comunidade na celebração.