
Tubarão
Sedentarismo e propensão à obesidade são perigos inerentes à família atual. Cuidados são essenciais para ter boa saúde e longevidade. “O sedentarismo, aliado à alimentação desregrada, traz consequências sérias aos aparelhos circulatório, osteomuscular e para o metabolismo interno”, alerta o cardiologista Vítor Celso Domingues, da clínica Pró-Vida, de Tubarão.
A rotina extenuante de trabalho faz com que muitos tenham um tempo reduzido para se exercitar. O reflexo desta falta de cuidado é o envelhecimento precoce do organismo. “Ações simples, como deixar o carro um pouco distante do local de trabalho e dispensar o elevador já fazem uma diferença enorme”, indica o médico.
O mesmo vale para as crianças e jovens, que hoje permanecem muito mais em casa, em frente ao videogame e ao computador. O resultado é, além do sedentarismo, a obesidade. “É comum encontrar jovens e crianças com a taxa de triglicerídeos alta e sobrepeso. É preciso incentivá-los a uma alimentação saudável e à prática de exercícios”, orienta Vítor Celso.