A Diocese de Criciúma comunicou neste sábado (26) o falecimento do padre Agenor Pedroso, vigário auxiliar da Paróquia São Paulo Apóstolo, em Criciúma. Aos 89 anos, o sacerdote, que dedicou sua vida à fé e à comunidade, fez sua Páscoa definitiva na cidade onde serviu por décadas.
Vida dedicada à fé e à comunidade
Padre Agenor Pedroso nasceu em 4 de maio de 1935, na comunidade de Quinze, em Grão-Pará, sendo o quinto de nove irmãos. Desde a infância, demonstrava sinais de sua vocação religiosa, brincando de celebrar missas com seus irmãos. Sua trajetória foi marcada por décadas de serviço pastoral na Diocese de Criciúma, com atuação especial na Paróquia São Paulo Apóstolo, no bairro Michel, onde participou ativamente da construção da Igreja Matriz.
Nascido em Grão-Pará, em 1935
Atuou na Diocese de Criciúma por décadas
Forte ligação com a comunidade da Paróquia São Paulo Apóstolo
Residia na Casa de Convívio Sacerdotal São João Maria Vianney
Residência e últimos momentos do sacerdote
Nos últimos anos, devido à saúde debilitada, padre Agenor residia na Casa de Convívio Sacerdotal São João Maria Vianney, local destinado ao acolhimento de padres idosos e em tratamento. Mesmo afastado das atividades paroquiais, seguia acompanhado espiritualmente pelos fiéis que tanto o admiravam e com quem construiu laços de amizade e fé ao longo da vida.
Missa de exéquias será comunicada em breve
A Diocese de Criciúma informou que os detalhes sobre a Missa de Exéquias e o sepultamento do padre Agenor Pedroso serão divulgados nas redes oficiais nos próximos dias. A comunidade é convidada a se unir em oração pela alma do sacerdote, pedindo que Deus, em sua infinita misericórdia, o receba no Reino eterno.
“Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele a Vossa luz. Amém.”