Maycon Vianna
Tubarão
A confirmação do cabo da Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv) José da Costa Esmeraldino na direção do Presídio Regional de Tubarão foi publicada no Diário Oficial do Estado. O policial vai a Florianópolis segunda-feira para discutir questões relacionadas ao Presídio Regional de Tubarão com o diretor do Deap, Hudson Queiroz.
“Soube da exoneração do Ricardo Welausen hoje (ontem). Conversaremos no início da próxima semana sobre questões administrativas a serem realizadas. Esmeraldino deve assumir como novo diretor do presídio entre quarta e sexta-feira da próxima semana, na sede da secretaria de desenvolvimento regional ou no próprio presídio. Ricardo também será chamado para participar da reunião”, enfatiza Hudson.
O novo diretor promete empenho em suas atividades já a partir da próxima semana. “Ainda sigo o meu trabalho como policial rodoviário sexta-feira (amanhã). Deve ser meu último dia de plantão na PMRv de Gravatal. Soube da nomeação por meio de comentários de amigos e quero dedicar-me ao máximo a esta nova função”, destaca Esmeraldino, que já atuou na administração do Presídio Regional em 2005.
Quando assumir, Esmeraldino pretende trazer agentes prisionais de outros municípios da região para trabalhar em Tubarão. Hudson não descarta possíveis mudanças, mas confirma que a definição sobre a transferência ou não de funcionários ocorrerá apenas nas próximas semanas.
Direção
• De acordo com a Lei de Execuções Penais, para ser diretor de um presídio, a pessoa tem que ser formada em direito ou estar cursando. Ou então ser agente penitenciário de carreira. Pode haver também a nomeação por parte da secretaria de segurança pública ou da direção do Departamento de Administração Prisional do estado. O futuro administrador do Presídio Regional de Tubarão, José Esmeraldino da Costa, garante que está apto para assumir o comando por já ter sido administrador do local em 2005 e ser credenciado como agente prisional.
Atual diretor está chateado
O atual diretor do Presídio Regional de Tubarão, Ricardo Welausen, disse ontem estar surpreso com a confirmação sobre a sua saída do cargo, marcada para ocorrer até o fim da próxima semana. “Ainda não fui comunicado. Pelo que sei, por problemas técnicos, ainda nem conseguiram publicar no Diário Oficial. Ninguém do Deap, nem o secretário de segurança pública, me avisou. Trabalho há 15 anos como agente prisional”, lamenta Ricardo.
No entanto, o diretor do Deap, Hudson Queiroz, dá como certa a mudança do cargo e já planeja até a data da mudança do comando: no fim da próxima semana. “O policial José da Costa Esmeraldino assume o presídio em Tubarão”, enfatiza Hudson.
Ricardo diz estar chateado com a troca, e deve seguir como funcionário público. “Recebi um convite para assumir uma unidade prisional, mas estou desanimado, gosto de Tubarão e acredito que fiz um trabalho coeso nestes cinco anos que exerci a função”, ressalta Ricardo.

