domingo, 10 agosto , 2025

Direita religiosa, esquerda velhaca: estamos mal

Uma palavra fora de moda: caráter. É o “conjunto de qualidades (boas ou más) de um indivíduo, e que lhe determinam a conduta e a concepção moral”. Foi substituída por ética: “conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade” (Houaiss)..

Caberia a troca se as mesmas “regras e preceitos” fossem usados em situações análogas. Não é o que ocorre. Muitos bradam por ética, mas adulteram seu significado até que se torne útil para justificar atos de sua conveniência, dispensando-a para avaliar atos semelhantes cometidos por adversários.

O abandono de preceito exigível a caráter pretensamente justo tem ocorrido à direita e à esquerda. Fatos que mereceriam igual repúdio são prelevados e até defendidos em face de interesses, não de justiça, por todas as cores.

Atitudes inescrupulosas que torceram a compreensão dos acontecimentos e geraram indignação seletiva puderam ser vistas durante a recente campanha eleitoral e seguem em prática nestes tempos que lhe são seguintes.

Tomemos os “vazamentos de dados processuais”. A esquerda escandalizou quando veio a público ato ad hoc de Dilma que fazia Lula ministro “em eventual necessidade”. Deve ser sublinhado que o escândalo não foi com a nomeação “em caso de eventual necessidade”, mas com a publicidade do ato.

Bem, depois, a esquerda festejou o vazamento de uma conversa de Temer com um empresário. O vazamento consubstanciou-se na tela da Rede Globo, canal “suspeito”, “a serviço da direita”, logo, sem credibilidade. Com nenhuma hesitação de consciência, contudo, a esquerda festejou o vazamento e a emissora.

Igualmente, a Folha de São Paulo, quando noticiava a roubalheira do PT era indigitada como “complô da mídia com o Judiciário” para derrubar Lula. Aceita-se sua exatidão, todavia, se o jornal noticia as mensagens de WhatsApp “do Bolsonaro”.

Sobre vis insultos, difícil saber quem principiou. Sei bem que Bolsonaro queria “metralhar vermelhos”. Ninguém da esquerda quer esquecer isso. Entretanto quer-se olvidar Lula vociferando sobre “extirpar o DEM da política brasileira”.

Preocupa-me o conservadorismo de convidadoas para o ministério de Bolsonaro. Mas incomodei-me igualmente quando Dilma entregou a Comissão de Direitos Humanos da Câmara para um pastor. Na ocasião, a esquerda quedou silente.

O Diário Catarinense traz “Os boatos desmentidos na semana da eleição”. A matéria mostra ser falso que a PF apreendeu van com urnas alteradas, preenchidas com votos, a maioria para Fernando Haddad, como é falso que o programa do PT propõe a criação da “Poupança Fraterna” e da “Moradia Social”.

O texto evidencia igualmente, com o escrutínio de Roelton Maciel e as 24 redações integrantes do projeto comprova, que é embuste a notícia de inscrição preconceituosa sobre nordestinos em camisa de filho de Jair Bolsonaro bem como a que o general Mourão propôs o confisco da poupança.

À direita e à esquerda, balelas sem qualquer lastro, mas sistematicamente divulgadas. “Rumores sobre a confiabilidade das urnas e do sistema eleitoral, deturpações das propostas dos candidatos e falsas acusações são alguns dos temas recorrentes encontrados […] e desmentidos após investigações […]” (DC12out18).

Não obstante contraditadas, essas e outras “matérias denunciadoras” permaneceram rodando. À direita, votos que se anulavam quando dirigidos a Bolsonaro. À esquerda, a negativa de que o candidato Bolsonaro sofrera um atentado.

A produção de fake news, convenhamos, foi “democrática. E segue bem distribuída. Vencedores e derrotados mantêm-se em jeitos insultuosos, salgando mentirosamente eventual noticiário que tende a lhes ser conveniente.

Que pode sair disso? Da direita: “É o momento de a igreja governar” (Damares Alves, confirmada no Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos). Isso é o retorno da religião ao poder, com tudo o que a religião pode significar.

E da esquerda? Têm saído tolices de animar mídia. Eu sugiro considerar a realidade material dos fatos, reconhecer erros, desculpar-se por desmandos, investir na verdade. Verdade sobre si e não menos verdade sobre o adversário.

Bolsonaro venceu as eleições apesar dele mesmo (malgré lui-même). A direita venceu as eleições por causa da esquerda. Nossa esquerda roubou, mentiu, manipulou dados, desgorvernou. A esquerda nos conduziu à direita.

Parafraseio Isaías: “há-se de ter olhos de querer ver”. A esquerda foi condescendente com a esquerda velhaca. Todos sabiam das mentiras, mas “os olhos que só enxergam a mentira quando percebem a verdade, cegam (Karl Marx).

Muitos estavam cegados, e só enxergaram a verdade quando a verdade de um país quebrado pelo PT nos caiu pesada no colo. Não obstante, a esquerda das falcatruas fala em “golpe” ou em Temer, seu comparsa de negócios escusos.

Há de se ter caráter para assumir a autoria da derrota, dos erros que deram a vitória ao adversário. Navegando ao modo de agradar ao séquito próximo, entretendo uma plateia fácil, a esquerda desvencilha-se da obrigação de autocrítica.

Sobre a direita, não digo mais do que já se sabe: agora ela é direita com religião. Sobre esquerda, eu a acuso de ter feito e de estar fazendo o que diz que a direita faz. E de faltar-lhe caráter. Sem caráter, não dá. Estamos mal.

Continue lendo

CEPON registra aumento de atendimentos e reforça excelência no cuidado oncológico

FOTOS Cepon Michelle Valle Divulgação Notisul O Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), em Florianópolis, unidade do Governo do Estado, apresentou crescimento expressivo nos atendimentos no...

Astro da NBA Miles McBride treina em Criciúma

FOTOS Bianca Bento Divulgação Notisul Armador do New York Knicks aproveitou visita à cidade natal da esposa para treinar na Satc, acompanhado da família. O jogador...

Centro de Bem-Estar Animal de Imbituba ganha veículo para resgates

FOTOS PMI Divulgação Notisul Van Fiat Fiorino foi adquirida com recursos de emenda impositiva apresentada pelo PSB e vai reforçar ações de busca ativa e...

Baly Brasil acelera expansão e chega à Bahia com meta ousada

FOTOS Divulgação Notisul Marca de energéticos e bebidas funcionais participa da SuperBahia 2025 e promete transformar o mercado baiano, com crescimento acima da média. A Baly...

Praia do Rosa recebe 2ª etapa da Tríplice Coroa de Surf Imbitubense 2025

FOTO @hyurimaccari. Divulgação Notisul Evento será nos dias 16 e 17 de agosto, celebrando os 40 anos da Associação de Surf Imbitubense, com competições em...

SC Rural 2 chega à fase final para início da implantação no Estado

FOTO Aires Mariga Epagri Divulgação Notisul Projeto prevê investimento de US$ 150 milhões para fortalecer o setor rural e pesqueiro, com metade do valor destinado...

Porcada Summer 2026 promete edição histórica em Laguna

A 26ª edição da Porcada Summer, marcada para 10 de janeiro de 2026, no Porto Pesqueiro, em Laguna, promete ser a maior da história....

Neve volta a cair na Serra Catarinense neste sábado

FOTO Mycchel Legnaghi Divulgação Notisul Fenômeno foi registrado em cidades como São Joaquim e Bom Jardim da Serra, com temperaturas negativas e previsão de mais...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp