A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a concessionária Arteris Autopista Litoral Sul comunicaram que a partir de sexta-feira (11), serão ativados 12 radares fixos localizados na BR-101, na Grande Florianópolis. Segundo os órgãos, a partir da data, o sistema processará multas por excesso de velocidade a partir das imagens geradas.
Os equipamentos já estão instalados nas cidades de Biguaçu, São José e Palhoça há aproximadamente um ano, de forma ostensiva, em fase de testes e em caráter educativo para os motoristas. Ainda de acordo com a PRF e Arteris, todos estão devidamente aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
“Similares aos modelos conhecidos como pardais, os equipamentos foram projetados para manutenção do fluxo constante neste trecho linear – evitando freadas com redução brusca de velocidade. Eles substituem o antigo sistema de controle de velocidade por pórticos e displays, que causava muita retenção no trânsito local”, explicaram.
O limite de velocidade é de 100 quilômetros por hora (km/h) para veículos leves e de 80 km/h para veículos pesados.
Confira a localização dos equipamentos:
km 190,8 em Biguaçu (sentido sul)
km 191,4 em Biguaçu (sentido norte)
km 202,6 em São José (sentido sul)
km 203,5 em São José (sentido norte)
km 205,1 em São José (sentido sul)
km 206,7 em São José (sentido norte)
km 208,7 em São José (sentido sul)
km 209,1 em São José (sentido norte)
km 210,7 em São José (sentido sul)
km 212,8 em Palhoça (sentido norte)
km 213,7 em Palhoça (sentido sul)
km 215,0 em Palhoça (sentido norte)
Balneário Camboriú
Um dispositivo de controle de velocidade no Morro do Boi, no km 141,4 da pista sul na BR-101, em Balneário Camboriú, que operava até então em modo educativo, também será ativado a partir desta próxima sexta-feira. O controlador – este com pórtico e display – passa a operar com fiscalização de velocidade para limite de 60 km/h no local.
Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

