Zahyra Mattar
Tubarão
Hoje o superintendente do Departamento Naiconal de Infraestrutura em Transportes (Dnit) em Santa Catarina, João José dos Santos, estará em Tubarão para vistoriar as obras da BR-101 no lote da Triunfo. Mais do que isso, o objetivo é fazer uma espécie de prestação de contas da duplicação da rodovia.
O difícil vai ser explicar como a pista no quilômetro 322, nas proximidades da ponte da cabeçudas, em Laguna, no lote 25, do consórcio Blokos/Emparsanco/Araguaia, afundou ao meio-dia deste domingo. O local foi reformado no fim doa no passado para garantir um verão menos esburacado.
O trânsito, 40% acima do fluxo normal por conta do feriado de Páscoa, precisou ser desviado para uma rua secundária. O resultado foi um congestionamento que superou os 100 quilômetros entre Laguna a Palhoça.
Além de explicações, é esperado que João José apresente (ou confirme) o cronograma de obras deste ano. A meta estipulado pelo Dnit ainda em janeiro previa a duplicação total das pistas até dezembro.
A situação do lote 29, cujo contrato com a Triunfo está em fase de rescisão, também deverá ser explanada. O trecho deverá ficar, no mínimo, um ano sem obras por conta da nova licitação. Os deputados federal Jorge Boeira e estadual Décio Góes, além da senadora Ideli Salvatti (PT), acompanham o superintendente.

