Início Geral EcoFormador: Projeto estimula novos hábitos entre alunos

EcoFormador: Projeto estimula novos hábitos entre alunos

Alunos participaram de atividades práticas durante visita ao supermercado.

Braço do Norte

Preocupados com a necessidade de estimular a leitura, interpretação e produção textual, bem como a capacidade de solucionar situações-problema, articulando currículo e realidade, a EEB Engenheiro Annes Gualberto, de Braço do Norte, desenvolve com os estudantes o Projeto Criativo EcoFormador – Crescendo com Você: da Semente ao Resíduo.

Entre as atividades práticas está a produção de iogurte, cultivo na horta escolar, visita ao supermercado para explorar valores, tipos de alimentos e processo de comercialização, produção de telas para revitalização do refeitório e aulas de campo no centro da cidade, no Museu ao Ar Livre Princesa Isabel e nos laboratórios do Unibave, em Orleans. “Em cada atividade prática são explorados conteúdos previstos no planejamento anual, condição que favorece a superação do ensino descontextualizado, linear e fragmentado”, afirma a gerente de Educação da ADR de Braço do Norte, Zuleide Wiggers.

Ela relata que na discussão do projeto são desenvolvidas atividades práticas que ampliam o autoconhecimento dos estudantes e o conhecimento da realidade das pessoas com as quais convivem, além de estimular o comprometimento com a preservação do meio em que estão inseridos.

 

Horta é cultivada
O cultivo da horta foi explorado pela língua portuguesa para produção textual e na matemática para o tratamento de informações em gráficos e tabelas. “As turmas que não tiveram a possibilidade da aula de prática, optaram por realizaram um piquenique, com o objetivo de diferenciar os diversos tipos de alimentos, a análise dos rótulos, entre outros aspectos que integram o currículo escolar”, afirmou Andreza. A professora Marlene Zwierewicz que coordena o programa de formação, afirma que a iniciativa promove um trabalho mais criativo, estimulando que os estudantes possam se apropriar dos conteúdos a partir de vivências que favorecem a interação, a colaboração e o cuidado em relação a si mesmo, aos outros e à natureza.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile