FOTO Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 4 minutos
Os membros do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, do Complexo Lagunar e bacias contíguas elegeram a nova diretoria para o período 2025 a 2027 durante a Assembleia Geral Ordinária realizada na última semana, no auditório da Amurel, em Tubarão. A eleição do Comitê Tubarão confirmou Rafael Marques como presidente, Woimer José Back como vice e Maicon dos Reis Soares como secretário executivo.
Continuidade dos trabalhos
Rafael Marques, representante do Sindicato Rural de Tubarão, agradeceu a confiança dos membros e afirmou que a nova diretoria dará continuidade às ações em andamento.
“A diretoria eleita está preparada para dar prosseguimento às ações do Comitê na nova gestão, tendo como uma das metas a atualização do nosso Plano de Bacia e as discussões pela possível futura cobrança pelo uso da água em Santa Catarina. Embora sejam feitas diversas ações, reuniões e capacitações, ainda enfrentamos desafios de ver na prática os resultados. Ainda assim, seguiremos trabalhando pelos próximos dois anos lutando pelo avanço”, destacou.
A assembleia contou com apoio técnico da assessora em gestão de recursos hídricos, Mhaiandry Benedetti Rodrigues Mathias.
Atualizações internas e grupos técnicos
Além da eleição da diretoria, os membros aprovaram mudanças na composição das câmaras técnicas, com a entrada de novas entidades e representantes que passam a auxiliar no assessoramento das pautas relacionadas à gestão hídrica.
Outro ponto deliberado foi a criação do Grupo Técnico de Acompanhamento da Revisão do Plano de Recursos Hídricos da bacia. O plano, originalmente elaborado em 2002, passa por um novo ciclo de atualização para refletir o cenário atual de uso e disponibilidade da água na região.
Planejamento e integração com o Programa SC Águas
O calendário de assembleias gerais de 2026 também foi definido, assim como os planejamentos referentes a capacitações, comunicação, mobilização social e outras atividades previstas para o próximo ano.
Desde o dia 17, entrou em vigor o Programa SC Águas — Fortalecimento da Gestão de Recursos Hídricos de Santa Catarina, uma cooperação técnico-científica entre a Semae e a Udesc. A equipe técnica da universidade, selecionada pelo edital, passa a atuar como entidade executiva dos 16 comitês de bacia hidrográfica do Estado, oferecendo suporte técnico e administrativo.
Com o planejamento aprovado, o Comitê Tubarão pretende alinhar as ações para 2025 diretamente com a nova equipe da Udesc.
Estudos sobre recursos hídricos subterrâneos
Os membros também acompanharam a apresentação final do projeto “Estudos sobre Recursos Hídricos Subterrâneos”, desenvolvido pelo ProFor Águas/Unesc, então entidade executiva do Comitê. O trabalho utilizou dados públicos de diferentes bases e integrou informações sobre a condição dos aquíferos do sul catarinense.
O estudo apresentou mapas de vulnerabilidade e indícios de contaminação, permitindo identificar áreas que demandam maior atenção devido a fatores naturais ou influências de atividades humanas.

