Priscila Alano
Tubarão
Os eleitores têm até o dia 5 de maio para fazer o título e regularizar a sua situação junto à justiça eleitoral. Nos cartórios da 33ª e da 99ª zonas, em Tubarão, por dia, são atendidas em torno de 100 pessoas. A expectativa é que o movimento no cartório eleitoral aumente nas próximas semanas. O atendimento é das 12 às 19 horas.
Para requerer a inscrição estadual, é necessário levar RG, e os rapazes com 18 anos também devem apresentar o comprovante militar. Quem deixou de votar em três pleitos consecutivos deve regularizar a sua situação. A chefe do cartório da 33ª zona eleitoral, Marisley Gomes Silvério, pede para que as pessoas providenciem o documento o quanto antes e evitem grandes filas.
Claudia dos Santos Machado Citadin, moradora de Tubarão, foi ao cartório para fazer a sua transferência eleitoral. E o jovem João Pedro Lemos de Souza, 16 anos, foi providenciar o título para exercer o seu direito de voto pela primeira vez este ano, nas eleições de outubro.
Presos provisórios poderão
votar em cinco presídios de SC
O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina decidiu que somente serão instaladas seções eleitorais em estabelecimentos prisionais que possuam, no mínimo, 200 presos provisórios. Desta forma, os detentos poderão votar em cinco unidades prisionais de Santa Catarina: Presídio de Itajaí (256 presos), Presídio de Joinville (440), Presídio de Criciúma (348), Penitenciária de Florianópolis e nos presídios masculino e feminino de Florianópolis (473). Por ser a primeira vez que o estado instalará seções para presos provisórios, optou-se por locais com maior estrutura para os trabalhos.

