Florianópolis
O teste em campo dos sistemas de candidaturas e propaganda eleitoral, organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ocorre até esta sexta-feira, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), em Florianópolis. Participam desse evento, servidores de nove TREs, além da equipe do TSE que coordena a ação.
Durante o evento, são apresentados os sistemas de candidaturas e sistemas eleitorais para os participantes, com o intuito de realizar testes para que estejam funcionando perfeitamente para as eleições. Além disso, é feito um treinamento, mostrando as novidades dos sistemas para este ano.
“Esse é um evento que ocorre simultaneamente em três polos, onde todos os 27 regionais estão participando, e o objetivo é testar o sistema de candidaturas e a sua integração com o Processo Judicial Eletrônico (PJE). Então, testamos desde o registro de um candidato, por meio de uma simulação, até a transmissão desse dado para a Justiça Eleitoral”, explicou o secretário de tecnologia da informação do TRE-SC, Álvaro Sampaio.
Os outros dois polos que são realizados os testes são Rondônia e Paraíba, onde estão presentes outros nove regionais em cada. Os TREs presentes no teste em Santa Catarina são os da região sul, sudeste e os dos estados de Mato Grosso do Sul e Goiás.
Nesta terça-feira (15), o secretário de tecnologia da informação do Tribunal Superior Eleitoral, Giuseppe Janino, acompanhou os testes no TRE-SC. “Estamos colocando as soluções em funcionamento num ambiente real, no TRE, testando de ponta a ponta o processo eleitoral. As funcionalidades todas são exercitadas e verificadas, identificando pontos que precisam ser corrigidos, como defeitos de software. Por meio dessa metodologia, de colocar as soluções num ambiente real, conseguimos verificar os pontos que precisam de ajustes”, destacou.
