domingo, 13 julho , 2025

Em uma semana, delegacia especializada atende 432 vítimas de violência doméstica

A Coordenadoria das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (CDPCAMI), da Polícia Civil de Santa Catarina, divulgou nesta quarta-feira (30), o balanço da primeira semana da Operação Shamar. A ação nacional capitaneada pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública, Ministério das Mulheres, Secretaria Nacional de Segurança Pública, a operação visa, especialmente, ao combate da violência doméstica familiar contra a mulher e do feminicídio. A operação ocorre até o dia 15 de setembro.

De acordo com balanço da primeira semana de ações pela Coordenadoria das Delegacias de proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (CDPCAMI) 432 vítimas foram atendidas e 16 agressores presos. Os policiais também cumpriram 21 mandados de busca e apreensão, a maioria para localizar armas que aumentam consideravelmente o risco de morte de mulheres que são ameaçados por homens.

Para se ter uma ideia da dimensão deste problema social e cultural, apenas em uma semana, foram registrados 408 boletins de ocorrência envolvendo violência contra a mulher e solicitadas 280 Medidas Protetivas de Urgência (MPU). Foram instaurados 262 inquéritos e outros 302, que estavam em andamento, foram concluídos.

As DPCAMIs também estão outras apurando 240 denúncias no contexto de violência doméstica. As unidades também fizeram 12 acompanhamentos para a retirada de pertences pessoais.

As mais de 2.144 ações desenvolvidas pelas delegacias especializadas também contabilizam 30 palestras e 67 ações de panfletagem e orientações a fim de buscar a efetiva proteção das mulheres bem como apresentar os caminhos para interromper o ciclo da violência. Vale destacar ainda que 41 pessoas foram conduzidas à unidade policial por agressão a mulher, diversa a feminicídio.

Procure ajuda

Em caso de suspeita ou violação dos direitos da mulher, a orientação é procurar a delegacia mais próxima. Lá existem profissionais capacitados que poderão dar todas as orientações para vítimas e familiares. As outras alternativas disponíveis são procurar a DPCAMI de sua cidade/região; fazer o BO por meio da delegacia virtual (delegaciavirtual.sc.gov.br), ligar para 181 (disque-denúncia); para 197 da Polícia Civil ou 180 do Ministério das Mulheres.

Principais ações realizadas pela PCSC nas diversas regiões do estado:

Florianópolis – As forças de segurança mobillizaram suas equipes para particpar de uma caminhada no Centro de Florianópolis, no dia 31. O objetivo foi discribuir material e orientar a população sobre como romper o ciclo de violência e onde procurar ajuda para vítimas de violência domástica.Xanxerê – A Diretoria de Polícia da Fronteira (DIFRON) lançou o Projeto Mulher Segura. Idealizado pela DIFRON, o plano aposta na informação como ferramenta para que as pessoas vítimas de violência doméstica, familiar e de gênero, identifiquem os ciclos da violência e o rápido acesso aos canais de denúncia.  A DPCAMI de Xanxerê em parceria com entidades públicas e privadas realizou uma caminhada no centro do município, visando a conscientização e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e ao feminicídio.

Campos Novos – A DPCAMI e a DIC de Campos Novos cumpriram mandado de busca na casa de um homem que havia ameaçado a companheira com uma arma. Na busca foi localizada uma arma com numeração suprimida e uma pequena quantidade de maconha. O homem foi preso por posse ilegal de arma e posse de drogas.

Paulo Lopes – Em ação conjunta entre a Secretaria de Assistência Social (CRAS e PSE) e Secretaria de Educação do município e Polícia Civil, na quinta-feira (24) foi ministrada palestra sobre violência doméstica contra a mulher aos alunos da Escola Municipal Dr. Ivo Silveira.

Palhoça – A 30ª DRP e a DPCAMI de Palhoça realizaram na tarde de hoje, na CIRETRAN de Palhoça, uma Roda de Conversas acerca da violência doméstica. O Psicólogo André Silva Lohn, da DPCAMI de Palhoça, promoveu grandes reflexões sobre o tema.

Balneário Camboriú – Policiais civis da DPCAMI de Balneário Camboriú realizaram uma blitz no Bairro das Nações para alertar as mulheres sobre o ciclo da violência e onde denunciar uma agressão.

Balneário Arroio do Silva – Em uma Roda de Conversa promovida pelo CRAS, policiais civis falaram sobre a origem da violência contra a mulher e estratégias para enfrentamento. Tivemos depoimentos emocionantes de vítimas sobreviventes e uma importante troca com a comunidade.

Joaçaba – DPCAMI Joaçaba promoveu uma ação pública e distribuiu panfletos para conscientizar a população sobre o ciclo da violência e formas de denunciar agressões.

Braço do Norte – No município, os policiais civis percorreram as principais ruas do centro para mobilizar a população em torno do combate à violência contra a mulher.

Grão Pará – A equipe da DPMu também entregou panfletos nas principais vias do município e conversou com os moradores sobre a Campanha contra a violência contra a Mulher.

Araranguá – A delegada Elaine Chaves, titular da DPCAMI de Araranguá e a agente de polícia, Márcia Cristiane Nunes Scardueli, realizaram na quinta-feira (14) uma palestra sobre combate à violência doméstica para estudantes do ensino médio de Maracajá.

São José do Cedro – Nesta quinta-feira (24), a Delegacia de Polícia de Fronteira cumpriu mandado de prisão contra um homem envolvendo violência doméstica. Segundo relato da mulher do autor dos fatos, ele a teria ameaçado de morte no dia 19 de agosto, por não concordar com o fim do relacionamento. A vítima solicitou medida protetiva.

Itapema – A convite da Delegacia de Itapema, os psicólogos policiais, Ítalo Nunes e Carola Cristofolini, participaram de uma ação de conscientização que também integra o Agosto Lilás. Na quarta-feira (23) eles estiveram na E.E. Anita Garibaldi e realizaram a dinâmica Maria no Jogo: saindo do ciclo da violência. A atividade consiste apresentar, de forma lúdica, alternativas para sair do ciclo de violência.

Joinville – Em contexto de violência domésticas, policiais da DPCAMI de Joinville cumpriram mandado de busca e apreensão na casa de um homem que havia ameaçado a esposa. Foram apreendidas pistolas (sendo uma calibre 9mm, com 24 munições; e a outra calibre 380, com 24 munições), além de uma carabina, calibre .22, com 300 munições.

Angelina – No município de Angelina, a Polícia Civil prendeu na última terça-feira (22) um homem por prática de ato libidinoso com menor de 14 anos. No interrogatório, o investigado negou os fatos em apuração e foi encaminhado à CPP de Palhoça.

Xaxim – A Delegacia de Polícia da Comarca de Xaxim, coordenada pelo delegado Cláudio Menezes Vieira, prendeu um homem, natural de Santo Ângelo (RS), por não pagamento de pensão alimentícia avaliada em R$ 3,6 mil Após procedimentos legais, o homem foi encaminhado ao Fórum da Comarca de Xaxim para audiência de custódia e encaminhamento ao sistema prisional.

Caçador – A Delegacia de proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAM) e a Divisão de Investigações Criminais (DIC) de Caçador cumpriram mandado de prisão contra um homem acusado de estupro de vulnerável. Realizados os procedimentos legais, o homem foi encaminhado ao presídio regional de Caçador.

Imaruí – A Delegacia de Polícia da Comarca de Imaruí cumpriu mandado de busca e apreendeu armas de fogo e munições em função de uma investigação envolvendo violência doméstica e familiar contra a mulher.

Joinville – A equipe da DPCAMI de Joinville cumpriu mandado de busca e apreensão, em contexto de violência doméstica, e apreendeu armas de fogo e munições na casa de um homem. Os objetos foram encaminhados à Polícia Científica para a realização das perícias, ficando à disposição do Poder Judiciário para providências posteriores.

Faxinal dos Guedes – Policiais civis da Delegacia da Faxinal do Guedes com apoio da Polícia Militar, coordenados pelo delegado Wesley Costa, apreenderam na segunda-feira (21), um revólver supostamente utilizado para ameaçar vítima de violência doméstica. A apreensão se deu após a vítima registrar que havia sido agredida e ameaçada pelo companheiro.

Tijucas – A Polícia Civil de Tijucas prendeu na segunda-feira (21) um homem condenado por ter praticado os crimes de ameaça e descumprimento de medida protetiva de urgência contra a ex-companheira no município.

Itajaí – Agentes da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso da Comarca (DPCAMI) de Itajaí prenderam na segunda-feira (21) um condenado a 14 anos de reclusão pelo crime de tentativa de feminicídio ocorrido no ano de 2013, em Itajaí.

Continue lendo

Programa Lar Legal Rural realiza nova rodada de atendimentos em Lages

Na próxima segunda-feira (15), a partir das 8h30min, o auditório do Sindicato Rural de Lages, no Parque de Exposições Conta Dinheiro, será palco de...

Horóscopo do dia 13 de julho: confira as previsões para o seu signo

 No domingo, 13 de julho de 2025, os astros influenciam diretamente as emoções e decisões de cada signo do zodíaco. Com a Lua em...

Massa de ar frio provoca nevoeiros e baixa visibilidade em SC

Uma intensa massa de ar frio de origem polar está atuando sobre o Sul do Brasil e deve provocar forte restrição de visibilidade em...

Serra Catarinense é destino ideal para viajar com crianças no Inverno

Viajar com crianças durante o inverno pode ser uma experiência inesquecível, principalmente quando o destino oferece natureza exuberante, gastronomia acolhedora e estrutura preparada para...

Indústria e serviços de SC crescem acima da média nacional em 2025

Santa Catarina se destaca no cenário econômico nacional com resultados acima da média nos setores da indústria e dos serviços. De janeiro a maio...

ReabilitaCão será implantado no Presídio Masculino de Lages

O programa ReabilitaCão, que une ressocialização de detentos com o cuidado de animais vítimas de maus-tratos, será implantado no Presídio Masculino de Lages. A...

Governo vai instalar mais de 10 mil câmeras em todas as escolas estaduais

O Governo de Santa Catarina anunciou um amplo reforço na segurança das escolas com a instalação de mais de 10 mil câmeras de monitoramento...

Casa Mormaii na Serra tem pré-lançamento com sucesso de vendas na Feagro

Com presença do fundador da Mormaii, Marco Aurélio Raymundo, o Morongo, a Weber Cidades Inteligentes realizou neste sábado (12), durante a Feagro em Braço...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp