Priscila Alano
Jaguaruna
A área de extração de material da empresa Cysy Mineração, em Jaguaruna, foi embargada pela APA da Baleia Franca. A diretoria da indústria já foi notificada sobre o impedimento de minerar na localidade de Campos Verdes, em Laguna. Em torno de 100 funcionários estão com os seus empregos ameaçados. A Cysy considera a possibilidade de fechar as portas caso a situação não seja revertida.
A chefe da APA, Maria Elizabeth Carvalho, sustenta que o embargo ocorrer porque a Cysy não tem autorização do órgão para explorar a área. “A empresa minerava em uma área de proteção ambiental e tem apenas uma licença da Fatma”, reforça Beth. A empresa já entrou com um recurso junto à coordenação regional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
“Minha empresa está
nas mãos da Apa”
Inconformado com a situação, o proprietário da Cysy Mineração, Sebastião Ramos Filho, argumenta que a empresa realiza todas as suas minerações com as licenças ambientais necessárias. “Além de minerar, possuímos um plano de recuperação para área que explorávamos. O órgão ambiental legalmente investido para nos fornecer as licenças é a Fatma”, rebate Sebastião.
O empresário não nega e nem confirma que haverá novas demissões caso o embargo da área vigore por muito mais tempo. “Minha empresa está nas mãos da APA (da Baleia Franca). A sobrevivência da empresa está ameaçada. Foi a primeira vez que fomos notificados. Espero que o bom senso prevaleça. Também somos defensores do meio ambiente”, enfatiza.

