Programa implantado em Laguna permite que as empresas adquiram os abrigos e, em troca, tenham direito à publicidade nestes locais
Laguna
Laguna deu início ao Programa Adote um Abrigo de Passageiros, que vai permitir ao município receber a colaboração de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado na implantação, melhoria e conservação de pontos de ônibus.
O prefeito Mauro Candemil afirma que a prefeitura já está encaminhando ofícios a empresas da cidade com o convite para participarem do programa. A ideia é que elas adquiram os abrigos a serem instalados no município. Nove já foram comprados pela prefeitura e devem ser entregues nas próximas semanas. Em média, um ponto de ônibus no modelo escolhido pelo município custa R$ 4 mil no tamanho menor, e o maior está orçado em R$ 6 mil.
O programa consiste na adesão espontânea dos interessados, que se comprometerão a observar as condições estabelecidas em um Termo de Cooperação a ser firmado com a prefeitura. Será estipulado o prazo máximo de 30 dias para o início das obras e de 60 dias para o término.
A prefeitura vai colocar à disposição dos interessados a lista dos locais que podem ser beneficiados pelo programa e os modelos-padrão de parada de ônibus. Em troca, as entidades que adotarem os pontos de ônibus poderão explorar a publicidade, sem cobrança de taxas enquanto durar o período de adoção.
Cada ponto poderá ser adotado por mais de uma entidade pelo prazo de 24 meses, com possibilidade de prorrogação.

