domingo, 12 outubro , 2025

Enchente histórica em Tubarão: 1974 marcou gerações

Em 22 de março de 1974, intensas chuvas na Serra Geral elevaram os níveis dos rios e alagaram as áreas baixas de Tubarão (SC). O fenômeno, que chocou a cidade, provocou a interrupção de serviços essenciais e resultou em 156, conforme dados do ex-prefeito Irmoto Feuerschuette, e 199 mortes conforme dados oficiais – embora relatos apontem números maiores –, além de deixar 60 mil dos 70 mil habitantes desabrigados.

A tragédia se agravou pela combinação de chuva contínua, assoreamento e o fenômeno “lestada”, sendo registrada por fotos, reportagens e documentos históricos, e permanece viva na memória local, impulsionando políticas de reconstrução e preservação da identidade urbana.

A partir desta reportagem, o Notisul publica uma série de reportagens avaliando os impactos das cheias do rio e alertas sobre novas tragédias (confira os links no final deste texto).

Impactos imediatos e desafios no resgate

  • Alagamento extenso: Áreas baixas e bairros periféricos de Tubarão ficaram submersos, interrompendo a energia e os serviços de comunicação.
  • Resgates arriscados: Um único helicóptero sobrevoava a cidade, enquanto moradores se refugiavam em telhados e locais elevados.
  • Caos e desespero: A súbita intensificação das chuvas pegou muitos de surpresa, resultando em desabrigamento massivo e contágio pela falta de água potável e alimentos.

Causas e fatores agravantes

  • Chuva intensa e prolongada: O período de chuvas desde o início de março, aliado ao fenômeno “lestada” (chuvas e ventos vindos do litoral), encharcou o solo e represou as águas.
  • Assoreamento e maré sizígia: O assoreamento do rio e a dificuldade de escoamento, devido à maré, agravaram a situação, impedindo o rápido alívio dos alagamentos.
  • Comunicação controlada: A intervenção do Comando Militar restringiu as informações, contribuindo para o pânico e a falta de preparo dos moradores.

Memória, reconstrução e legado

  • Registro histórico: A tragédia foi amplamente documentada em fotos, reportagens e livros, e até mesmo hoje faz parte do imaginário coletivo dos tubaronenses.
  • Políticas de memória: Iniciativas locais preservam a memória do desastre por meio de monumentos, registros e o dia municipal de lembrança, legitimando ações de prevenção e reconstrução.
  • Impacto na cidade: A enchente transformou o planejamento urbano, evidenciando a importância do controle da ocupação em áreas de risco e reforçando a necessidade de ações integradas para evitar novos desastres.

Confira as reportagens produzidas pelo time Notisul.

Continue lendo

Polícia Civil participa da Marcha Para Jesus em Florianópolis

FOTOS PCSC Divulgação Notisul Tempo de leitura: 2 minutos A Polícia Civil de Santa Catarina marcou presença na 23ª edição da Marcha para Jesus, realizada neste...

Horóscopo 12/10/2025: previsões diárias para todos os signos

IMAGEM NOTISUL Energia do dia Neste domingo, a energia pede reflexão e ajustes. É momento de rever intenções e finalizar o que já está em curso....

Chef Willian Peters revela os 5 mitos da cozinha brasileira que você precisa abandonar já

Do açúcar no molho de tomate ao azeite no macarrão, o chef do Saza Cozinha explica por que truques populares não funcionam — e como acertar de vez no preparo.

Receita Federal regulamenta parcelamento excepcional de débitos previdenciários de municípios e consórcios públicos

FOTO RFB Divulgação Notisul A Receita Federal publicou a Instrução Normativa nº 2.283/2025, que regulamenta o parcelamento excepcional de débitos previdenciários dos municípios, suas autarquias...

Ciclone extratropical traz chuva forte, ventania e risco de granizo ao Sul do Brasil neste domingo

Tempo de leitura: 4 minutos O domingo, 12 de outubro de 2025, será de instabilidade e risco de temporais no Sul do Brasil. Uma nova...

Cainã Oliveira vence etapa 4 da Volta Ciclística de SC; colombiano Diego Camargo assume a liderança geral

FOTOS Lucas Hahn/Volta Ciclística SC Divulgação Notisul Tempo de leitura: 5 minutos A Volta Ciclística de Santa Catarina 2025 entregou mais um espetáculo de paisagens, estratégia...

Uniplac celebra 30 anos do curso de Educação Física e homenageia o deputado Mário Motta

FOTOS Assessoria Uniplac Divulgação NotisulTempo de leitura: 3 minutos A Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) comemorou, nesta semana, os 30 anos do curso de Educação...

Leilão na Expolages 2025 tem pista limpa e movimenta R$ 2,6 milhões, reafirmando a força da pecuária serrana

FOTO Fom Conradi Divulgação Notisul A Feira da Novilha da Expolages 2025 confirmou neste fim de semana o vigor da pecuária de corte na Serra...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp