Escolas de SC são destaque em livro sobre educação alimentar

Foto: Reprodução das mídias - Divulgação: Notisul Digital

Duas escolas estaduais de Santa Catarina foram destacadas no livro da 5ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), publicado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em julho. A EEB Felipe Manke, de Massaranduba, e a EIEF Wherá Tupã Poty Djá, de Biguaçu, tiveram seus projetos reconhecidos entre as melhores práticas de educação alimentar no país.

Projeto da EEB Felipe Manke

A EEB Felipe Manke, em parceria com a nutricionista Aline Pereira da Silva, desenvolveu o projeto “Abelhas Nativas: Polinizando para Um Futuro Sustentável por Meio da Agroecologia”. A atividade incentivou os alunos a aprender sobre a importância das abelhas nativas e a trocar ideias dentro e fora da sala de aula.

Valorização da cultura alimentar indígena

A EIEF Wherá Tupã Poty Djá, em Biguaçu, apresentou o projeto “Valorização da Cultura Alimentar Indígena Guarani Através de Ações de EAN na Escola”. Desenvolvido pelas nutricionistas Rayza Dal Molin Cortese e Josiane Hilbig, o projeto envolveu famílias e promoveu o aprendizado de técnicas culinárias típicas da cultura indígena.

Importância da educação alimentar

A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina reconhece a Educação Alimentar e Nutricional como uma diretriz essencial do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A iniciativa visa promover a autonomia e o autocuidado dos estudantes, incentivando escolhas alimentares saudáveis e sustentáveis.

5ª Jornada de EAN

Realizada em 2023, a 5ª Jornada de EAN teve a participação de 1.508 escolas de todo o país, com 349 finalizando a jornada e recebendo selo e certificado de Menção Honrosa. As atividades foram divididas em quatro temas: alimentação saudável na prática, agroecologia, mídias sociais como facilitadoras e valorização da cultura alimentar regional.