Início Geral Espaço solidário: Domingo na Rua, em Tubarão, terá posto de coleta de...

Espaço solidário: Domingo na Rua, em Tubarão, terá posto de coleta de cobertores

A partir da próxima edição, no dia 23, o projeto Domingo na Rua, em Tubarão, vai contar com um espaço para receber doações de cobertores. A iniciativa é um reforço a uma campanha promovida pela prefeitura, que há um mês recolhe os donativos e os repassa a moradores de rua e famílias de baixa renda.

A prefeitura ainda estuda em qual trecho das vias que compõem o Domingo na Rua o ponto será instalado. O mais provável é que ele funcione próximo ao deque à beira-rio, na avenida Marechal Deodoro.

Nesta terça-feira à tarde (18), para discutir o assunto, houve uma reunião na prefeitura entre o prefeito Joares Ponticelli, o diretor-presidente da Fundação de Desenvolvimento Social de Tubarão, André Fretta May, a gerente da fundação, Kelly Botega Fortunatto Delpizzo, o chefe de gabinete, Laércio Menegaz Júnior, que coordena o Domingo na Rua, e representantes do Rotary Club na cidade.

Ponticelli pediu às representantes do Rotary que ajudassem o município na campanha de arrecadação e que fizessem o intercâmbio com outros grupos voluntários. “A tendência é o frio se intensificar. Então, com este espaço solidário, acho que a gente vai conseguir sensibilizar as pessoas”, afirma o prefeito.

O posto de arrecadação no Domingo na Rua segue enquanto o frio persistir. As pessoas também podem doar os cobertores durante a semana na Fundação de Desenvolvimento Social, que fica no prédio da antiga Casa da Cidadania.

A presidente do Rotary Club de Tubarão Luz, Maria Salete Menezes, diz que sua equipe vai divulgar a iniciativa entre os outros clubes da cidade, que são cinco no total, e ajudar na arrecadação de cobertores. Ela adianta ainda que o Rotary Luz irá participar do Domingo na Rua também com outras ações próprias, como as campanhas Hepatite Zero e Solidariedade na Veia.

A gerente da Fundação de Desenvolvimento Social afirma que o município optou por cobertores porque outros órgãos já fazem a coleta de agasalhos, por exemplo. Na segunda-feira (17), foram distribuídos 40 cobertores entre os moradores de rua, que estão sendo abordados pela prefeitura em dias de frio intenso. Como alternativa, há os albergues, mas nem todos aceitam se abrigar no local. Então para esses são doados os cobertores. Além disso, o município tem cadastradas 1,5 mil famílias em situação de vulnerabilidade, que também recebem as doações.

O projeto Domingo na Rua

Iniciado na semana passada, o espaço de lazer se concentra na avenida Marechal Deodoro, na margem direita, entre a ponte Manoel Alves dos Santos (ponte do Morrotes) e a ponte Nereu Ramos (ponte do Centro). Na margem esquerda, ocorre na avenida Getúlio Vargas entre a ponte Dilney Chaves Cabral (Fragoma) e a ponte Orlando Francalacci (Quartel).

No próximo domingo as ruas estarão fechadas para o trânsito de veículos entre 9 e 16 horas. A partir desta edição, serão colocados banheiros químicos e brinquedos à disposição das crianças. Menegaz Júnior diz que a ideia é fazer com que o projeto se aprimore e cresça, mas de forma organizada.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile