As aulas do Terceirão do Colégio Dehon, em Tubarão, chegaram ao fim nesta sexta-feira (24). O encerramento das atividades de 2025 foi celebrado com uma homenagem especial aos 148 estudantes das quatro turmas concluintes.
O evento marcou o fim de um ciclo vivido por muitos deles desde o maternal — há 17 anos. Entre lágrimas e sorrisos, pais, professores e alunos participaram de uma cerimônia repleta de simbolismo e emoção.

Encerramento com significado e memórias
Durante a homenagem, os pais entregaram aos filhos caixas com objetos que guardavam lembranças escolhidas especialmente para o momento. “Devolvemos aos pais os filhos que conviveram com a estrutura, o dia a dia do colégio. Esse é um ciclo que se fecha também para nós”, destacou o diretor do Dehon, José Antonio Matiolla.
A coordenadora do Ensino Médio, professora Katia Maria Moraes Maiate, emocionada, refletiu sobre o sentido das relações construídas ao longo dos anos. “Os não ditos têm a ver com a expressão ‘quem ama, cuida’. Isso traduz o sentimento que nos une aos nossos alunos”, afirmou.
Laços de afeto e aprendizado
Segundo a direção, o momento simbolizou os “fios de amor e os laços” construídos entre famílias, professores e alunos, ao longo de anos de convivência e crescimento. “Foram caminhos compartilhados, dias de descobertas e de aprendizado que marcaram profundamente a história de cada um”, destacou Matiolla.
A partir da próxima semana, o colégio inicia o período de recuperação de notas e, em seguida, os exames finais.
Um colégio com história
Fundado em 1947, o Colégio Dehon se aproxima de seus 80 anos em 2027. Árvores e prédios que testemunham décadas de formação acompanharam também o dia da despedida do Terceirão 2025 — uma geração que encerra uma etapa e inicia novas jornadas.

