Início Geral Exames específicos são essenciais

Exames específicos são essenciais

O cardiologista Vítor Domingues atende no ambulatório de especialidades da Pró-Vida, no edifício Medical Center. Para informações e marcação de consultas, o telefone é o 3631-1515
O cardiologista Vítor Domingues atende no ambulatório de especialidades da Pró-Vida, no edifício Medical Center. Para informações e marcação de consultas, o telefone é o 3631-1515

Tubarão

 

Exames cuja finalidade é prevenir e diagnosticar problemas cardíacos são o que melhor definem o holter 24 horas e a monitorização ambulatorial da pressão arterial (mapa). Ambos são exames não invasivos, que possibilitam ao paciente ter uma rotina normal. “A prevenção é sempre o melhor remédio para as doenças do coração”, lembra o cardiologista Vítor Celso Domingues, da clínica Pró-Vida, de Tubarão.
 
O holter é um exame que auxilia no diagnóstico e no controle de tratamento de arritmias e bloqueios cardíacos, investigação de síncopes de causa cardíaca e avaliação de portadores de marcapasso.
O aparelho é acoplado a um cinto, com o qual o paciente permanece por 24 horas. É por meio desse exame que o médico determinará ao paciente, por exemplo, o uso de marcapasso.
 
Já a monitorização ambulatorial da pressão arterial (mapa) é um método de medição automática da pressão arterial. Semelhante ao holter, é realizada através de um dispositivo colocado na cintura do paciente e que infla uma bolsa de borracha instalada no braço.
 
As indicações da mapa são: suspeita de hipertensão arterial , avaliação do tratamento anti-hipertensivo e para avaliação de sintomas, principalmente os de pressão baixa. A pressão arterial é medida a cada 20 minutos, durante 24 horas.  
É o exame que determinará se o paciente é hipertenso verdadeiro ou não. Auxilia, ainda, na detecção dos quadros iniciais de hipertensão para ingresso de medicação. Também no caso da mapa, um relatório também é feito.
Sair da versão mobile