Início Geral Fé e tradição para os católicos

Fé e tradição para os católicos

A procissão do encontro ocorre todos os anos em Imaruí. A solenidade atrai milhares de fiéis do estado e até mesmo de todo país  -  Foto:Kelvin Martins Fotografias/Divulgação/Notisul
A procissão do encontro ocorre todos os anos em Imaruí. A solenidade atrai milhares de fiéis do estado e até mesmo de todo país - Foto:Kelvin Martins Fotografias/Divulgação/Notisul

Imaruí

Um dos eventos católicos mais importantes do calendário religioso ocorre neste fim de semana com a solenidade de Nosso Senhor dos Passos. Em Imaruí, a cerimônia tem mais de 160 anos de tradição e, neste ano, deve atrair, somente neste domingo, aproximadamente 50 mil fiéis. “São peregrinos de todos os lugares do país, alguns para acompanhar o encontro das imagens de Maria com o seu filho Jesus”, ressalta o assistente paroquial Kevin Martins.
 
A oração do rosário dá início à programação dominical, a partir das 6 horas. Em seguida, às 6h30min, está marcada a santa missa. No período da tarde, por volta das 15 horas, inicia a procissão do encontro. “É o momento sublime do evento. Muitos pagam promessas, vêm a pé até Imaruí e caminham quilômetros. Uma curiosidade é que os peregrinos tomam o vinho também usado para lavar a imagem do Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos”, explica Kelvin.
 
Para o pároco da localidade, padre Edinei Ouriques da Silva, a solenidade de Nosso Senhor dos Passos é um marco para o turismo religioso catarinense. “É grande a expectativa, preparamos com muito cuidado cada detalhe do evento”, revela Edinei. Após a procissão, na praça da igreja matriz, com a participação de moradores que interpretarão personagens bíblicos, será proferido um sermão do encontro pelo seminarista Eduardo Fernandes da Rocha.
 
Seguindo ‘os passos do Senhor’
Outro local de tradição católica na região é a cerimônia de Nosso Senhor dos Passos, em Tubarão. Católicos da cidade programam-se para participar da procissão que está prevista para ocorrer às 16 horas deste domingo.
A imagem de Nossa Senhora das Dores sai em procissão desde a Igreja Matriz de Oficinas até a Catedral de Tubarão. “O momento é de muita fé e de espiritualidade. O encontro das veneráveis imagens ocorrerá na praça da Catedral e o sermão será realizado pelo reitor do seminário Nossa Senhora de Fátima, padre Marcelo Wiggers Buss”, informa o bispo diocesano, Dom João Francisco Salm.
 
O trajeto
Os fiéis que acompanharão a procissão do Nosso Senhor dos Passos, na Cidade Azul, passarão pelas seguintes ruas e avenidas: Quinze de Novembro, Conselheiro Mafra, Vidal Ramos, Coronel Collaço e Praça da Catedral.
 
Sair da versão mobile