O Figueirense venceu o Joinville por 2 a 1 na tarde deste domingo (23), no Estádio Orlando Scarpelli, diante de mais de 16 mil torcedores, e conquistou o título da Copa Santa Catarina 2025. Com o resultado, o Alvinegro fechou o confronto em 6 a 2 no placar agregado, após a vitória por 4 a 1 no duelo de ida.
Virada no Scarpelli garante o quarto título
A decisão começou com o Joinville mais organizado e abrindo o placar com Eduardo, aproveitando sobra dentro da área. O JEC seguiu criando as melhores oportunidades até o intervalo.
O cenário mudou aos cinco minutos do segundo tempo, quando o zagueiro Alyson foi expulso por falta em Marlyson. Com um jogador a mais, o Figueirense passou a controlar o jogo. Aos 20 minutos, Felipe Augusto arriscou chute de fora da área, a bola desviou em Vitão e entrou, empatando a partida.
A virada veio aos 37 minutos. Em jogada pela esquerda, Leonan cruzou rasteiro e Reifit apareceu livre para completar para o fundo da rede, garantindo mais um título estadual para o clube. O Figueira repete os feitos de 1990, 1996 e 2021, chegando ao seu quarto troféu da competição.
Festa e indefinições para 2026
Ainda no gramado, jogadores comentaram sobre o futuro. O volante Rafinha Potiguar, um dos destaques da campanha, afirmou que pretende permanecer:
“Estou muito feliz pelo título. Não depende só de mim, depende da diretoria também, mas eu quero ficar”.
O lateral Iury também deixou a continuidade em aberto:
“Só tenho a agradecer pelo ano maravilhoso. Agora é aguardar para ver o que vai acontecer”.
A pré-temporada do clube começa em 1º de dezembro para novos atletas, enquanto os campeões da Copa SC se reapresentam no dia 7.
Técnico mira novos objetivos
Empolgado com seu terceiro título da Copa Santa Catarina, o técnico Waguinho Dias afirmou que o foco agora é brigar por mais conquistas em 2026:
“Nós temos que buscar o título. É com trabalho. O que eu penso é buscar o título estadual. Foi uma conquista merecida”.

