IMAGEM PMG Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 4 minutos
Alguns filhotes de cachorro foram abandonados nas Termas, em Gravatal, na última semana. A situação foi denunciada por um morador, que acionou a prefeitura e mobilizou protetores para realizar o resgate.
Segundo a supervisora do Departamento de Zoonoses, Romy Mariano, parte dos animais já havia sido recolhida por populares antes da chegada da equipe.
“Uma protetora realizou o resgate de um filhote e os demais foram levados por um popular antes da nossa chegada. É importante o aguardo, pois oferecemos o primeiro atendimento de suporte. Desta forma, o animal permanece sob tutela de um protetor até ser adotado em plenas condições de saúde”, explicou.
Adoção responsável após o resgate
A protetora Anita Fabregat reforça que, após o resgate, os filhotes passam por cuidados iniciais e são encaminhados para um lar temporário.
“Arcamos com os custos enquanto aguardamos a adoção. Toda ajuda é bem-vinda até que possamos garantir uma adoção responsável. Para isso, realizamos uma breve entrevista, a fim de assegurar que o adotante tenha condições adequadas de oferecer alimentação, espaço, cuidados com a saúde e integração do bichinho ao lar com carinho e respeito”, afirma.
Interessados em adotar podem entrar em contato com Anita: (11) 99888-4469.
Abandono e maus-tratos são crimes
O caso reacende o alerta para o abandono de animais, considerado crime de maus-tratos conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998, alterada pela Lei nº 14.064/2020). A pena prevista é de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda.
“Abandonar é um ato cruel e punível por lei. Denunciar é um gesto de empatia e responsabilidade com a vida animal”, reforça Romy Mariano.
São considerados maus-tratos:
-
espancar, mutilar ou envenenar;
-
prender permanentemente em correntes;
-
manter o animal em locais insalubres ou desprotegidos;
-
negar alimento, água ou atendimento veterinário.
Cidadão pode — e deve — denunciar
Moradores que possuam informações, testemunhos ou imagens de câmeras de segurança podem ajudar na identificação de responsáveis.
“Sua colaboração é fundamental para coibir esse tipo de crime e proteger os animais da nossa cidade”, completa Romy.
Canais de denúncia
As denúncias podem ser feitas de maneira anônima e segura:
-
Delegacia Virtual de Proteção Animal (PC-SC): delegaciavirtual.sc.gov.br/nova-ocorrencia
-
Disque Denúncia (181): ligação gratuita e sigilosa
-
Polícia Militar (190): em casos de flagrante ou risco imediato
-
Ouvidoria da Prefeitura de Gravatal: (48) 3648-8000 | ouvidoria@gravatal.sc.gov.br
-
CDL de Gravatal: (48) 3648-2106
