Quando falamos em fisioterapia, muitos ainda pensam somente em “recuperar depois de um machucado” ou “fazer uns exercícios quando tá com dor nas costas”. Mas a verdade é que a fisioterapia vai muito, mas muito, mais além disso. Hoje ela é uma área ampla, científica e extremamente especializada, tratando desde a prevenção até melhorar a qualidade de vida de quem nem está doente ou que busca procedimentos estéticos (Dermatofuncional), especialidade esta, de quem vos fala!
Podemos atribuir ao fisioterapeuta o título honorário de guardião do movimento humano. De maneira aprofundada e histórica, estuda como o corpo funciona, dentre as técnicas de tratamento do poder da fisioterapia se destacam as técnicas manuais (Famoso “Ah vc é fisio, owww! Faz uma massagem aqui”), exercícios e tecnologias modernas na área da eletroterapia (correntes elétricas), fototerapia (Luzes lasers e LED’s) e da mecanoterapia (Ultrassom, ondas de choque) pra restaurar e manter o equilíbrio do organismo melhorando a sua qualidade funcional.
Não tem mágica não ô ixtepô: tem ixtudo, téchinica, muito carinho e dedicação além de resultado kiridu!
Se liga só nas Especialidades da Fisioterapia que fazem a diferença na sociedade!!
Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica
Ideal para quem sofreu lesões, fraturas, cirurgias ou tem dores articulares e musculares. Aqui o foco é reabilitar e fortalecer.
Fisioterapia Neurológica
Para pacientes com sequelas de AVC, Parkinson, esclerose múltipla e outras doenças do sistema nervoso. É um trabalho minucioso, que visa preservar para que o quadro não se agrave, ou até mesmo dependendo do caso devolver a autonomia do paciente.
Fisioterapia Respiratória
Muito usada em casos de doenças pulmonares, pós-COVID, bronquite crônica e outras condições – Sempre presente nas UTIs. Ajuda a melhorar a função pulmonar e a qualidade da respiração prevenindo infecções recorrentes da imobilidade ao leito.
Fisioterapia Dermatofuncional
Focada na estética e saúde da pele!! com ciência faz muitas pessoas felizes (já falei que esta é minha especialidade a qual sou professor há mais de 12 anos?!). Trata celulite, flacidez, gordura localizada, fibroses e muito mais, usando recursos como radiofrequência, ultrassom e drenagem linfática e recursos de ponta sendo alguns equipamentos mais de meio milhão de reais (Pegado!!!).
Mas o que muitos não sabem é que a pele permite a movimentação, dessa forma se a pele possui alguma cicatriz ou até mesmo uma aderência, pode haver limitação da movimentação. Aí é onde a Fisioterapia Dermatofuncional faz o seu melhor. Uma excelente função desta especialidade é o trabalho na cicatrização e fechamento de lesões de qualquer natureza clínica… Sensacional a Dermatofuncional!
Fisioterapia Pélvica
Trabalha a saúde íntima, tanto de homens quanto de mulheres. Incontinência urinária, dores pélvicas, preparo para o parto… Tudo isso entra no radar. Importantíssima e atualmente vem se destacando juntamente à Dermatofuncional na parte de estética íntima!
Fisioterapia Desportiva
Para atletas e praticantes de atividades físicas. Aqui a ideia é prevenir lesões e otimizar o desempenho. Treinar com consciência é outra história! Além disso o acompanhamento do fisioterapeuta na vida do atleta pode ser significativo no quesito de observar possíveis quadros antes que ele possa se agravar. Tempo é dinheiro para o atleta!
Pilates com base fisioterapêutica
Uma das abordagens mais completas, pois une controle corporal, fortalecimento e alongamento em um só método. É saúde de dentro para fora. Além de usar todo o repertório de conhecimento do movimento da fisioterapia no tratamento de lesões, o pilates pode ser adaptado para tratar distúrbios do movimento e também realizar a reabilitação!
Ainda além deste, temos o pilates contemporâneo, ele engloba técnicas na Lyra (arco) e também no columpio (pano), sendo uma modalidade de descontração, concentração e controle do power house (CORE). Não é moleza…
Ahhh ia me esquecendo de que sou instrutor das técnicas de pilates também!
Fisioterapia Pediátrica
É isso aí… A fisioterapia tem uma área totalmente destinada aos pequeninos desde o atendimento à parte neurológica que atua nas paralisias cerebrais e doenças congênitas até a parte ortopédica e desportiva nos seus primeiros passos! Muito legal a atenção aos nossos pequenos!
Fisioterapia na Geriatria
Se por sua vez os pequeninos precisam de atenção, os nossos vovozinhos também a necessitam. Nesta ramificação da fisioterapia podemos encontrar áreas correlatas das suas especialidades como neurologia, ortopedia, distúrbios da pele e uroginecológicos. É, eles dão algum trabalho, mas os amamos muito! Sempre alegres trazem um chocolatinho e um abraço de vô e de vó que já tá pago demais!
Fisioterapia nos Amputados
Esta área da fisioterapia engloba a parte motora (Ortopedia), sensorial (Neurológica), e dermatológica. Uma área de atenção e criatividade. Lembre-se de que aqui devemos colocar nosso paciente de forma que ele encontre alguma compensação de seus movimentos, além de se compreender na sua nova forma!
Não é fácil, é preciso empatia, carinho e responsabilidade!
Fisioterapia para quem precisar!
É pessoal, seja por reabilitação, performance, estética ou bem-estar, a fisioterapia é fundamental na vida moderna. E não é só questão de dor (E massagem hahaha), é qualidade de vida, com plenitude e dignidade no convívio social.
Procure sempre um profissional qualificado, com formação séria e especialização na área que você precisa. Muitas vezes encontramos um pessoal gabaritado em mais de uma especialidade o que certamente é ótimo. O corpo é um só, e merece cuidado de verdade!
Até a próxima leitura!