FOTO Climatempo Reprodução Notisul
Tempo de leitura: 3 minutos
A previsão do tempo em Santa Catarina indica mudança significativa nas condições climáticas neste domingo (26), com a chegada de uma frente fria associada à formação de um ciclone extratropical no oceano. O cenário traz aumento de nuvens, chuva e queda nas temperaturas em todas as regiões do estado.
No Sul catarinense, cidades como Tubarão, Criciúma e Araranguá devem registrar tempo nublado, com máxima de 23°C e mínima de 18°C, além de chance de chuva ao longo do dia.
Sul do estado tem alerta para vento e mar agitado
A região Sul está em atenção devido à influência direta do ciclone extratropical no litoral. Há previsão de ventos fortes, com rajadas que podem ultrapassar os 45 km/h, além de mar agitado.
Também há possibilidade de temporais isolados ao longo do dia, principalmente entre a tarde e a noite. Apesar disso, o risco para alagamentos e danos na rede elétrica é considerado de baixo a moderado.
Temperaturas caem ao longo do dia
Um dos destaques da previsão é o comportamento das temperaturas. Diferente do padrão comum, as mínimas devem ocorrer à noite, devido à entrada de uma massa de ar mais frio.
Durante o dia, os termômetros ainda sobem de forma moderada, mas começam a cair gradativamente com o avanço da frente fria.
Situação nas demais regiões
No Norte do estado, como em Joinville, o domingo começa com sensação de abafamento, mas a chuva ganha força ao longo do dia. As temperaturas variam entre 19°C e 31°C.
No Vale do Itajaí, em cidades como Blumenau, a instabilidade predomina, com alta chance de chuva e acumulados que podem chegar a cerca de 16 mm.
No Oeste, em Chapecó, o céu permanece encoberto, com temperaturas mais amenas, entre 16°C e 24°C.
Já na Serra, em Lages, o frio se intensifica no decorrer do dia. A mínima pode chegar a 15°C à noite, com previsão de temperaturas ainda mais baixas e possibilidade de geada no início da semana.
Recomendações
A orientação é que a população acompanhe as atualizações da previsão do tempo e redobre a atenção em áreas costeiras e durante rajadas de vento mais intensas.

