IMAGEM: PMG Divulgação, Notisul
O novo Plano Municipal de Saúde (PMS) de Garopaba, que estabelece as diretrizes e metas da saúde pública no município entre 2026 e 2029, está disponível para consulta pública após aprovação do Conselho Municipal de Saúde.
O PMS é o principal instrumento de planejamento da Secretaria Municipal de Saúde e está alinhado ao Plano Plurianual (PPA). O documento norteará as ações da gestão municipal em saúde pelos próximos quatro anos, com foco em eficiência, equidade e fortalecimento do SUS em âmbito local.
Participação da comunidade e prioridades
A construção do plano envolveu ampla participação social, com contribuições enviadas por formulário on-line, além da colaboração de profissionais do SUS, gestores municipais, representantes do Conselho Municipal de Saúde e diretrizes debatidas na última Conferência Municipal de Saúde.
Entre os principais desafios identificados estão a melhoria na comunicação entre os serviços de saúde e a integração entre a Atenção Primária, os atendimentos especializados e os demais pontos da rede municipal.
Segundo a Secretaria de Saúde, o documento é um reflexo do compromisso da atual gestão com uma saúde pública centrada nas pessoas. “Esse planejamento é essencial para garantir um SUS forte, estruturado e preparado para atender as demandas reais da população”, destacou a pasta.
Acesso ao documento
O Plano Municipal de Saúde completo está disponível para consulta em anexo nas plataformas institucionais e também será publicado no Portal da Transparência da Prefeitura de Garopaba, permitindo o acompanhamento da população e o exercício do controle social sobre a política pública de saúde.