FOTOS Governo de SC Divulgação Notisul
⏱️ Tempo de leitura: 3 minutos
O governo de Santa Catarina lançou, nesta quinta-feira (18), em Itajaí, a Operação Estação Verão 2025/2026, que prevê reforço na segurança pública durante a temporada de verão no litoral catarinense. A ação envolve aumento de efetivo policial, ampliação de viaturas e investimento superior a R$ 8 milhões.
A cerimônia de lançamento contou com a presença do governador Jorginho Mello, da secretária de Estado do Turismo Catiane Seif e do secretário de Estado da Segurança Pública coronel Flávio Rogério Pereira Graff, além de dirigentes das forças de segurança estaduais.
Reforço da Polícia Civil no litoral
A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) participa da Operação Estação Verão 2025/2026 com o reforço de 690 policiais nas cidades do litoral. Ao todo, 1.580 profissionais — entre delegados, agentes, escrivães e psicólogos — estarão mobilizados ao longo da operação.
Serão disponibilizadas 469 viaturas, caracterizadas e descaracterizadas, distribuídas em 30 municípios que são sede da Operação Estação Verão.
Além do atendimento ao público para o registro de ocorrências, o reforço também será direcionado a ações de investigação criminal e operações específicas, com o objetivo de garantir respostas rápidas à população catarinense e aos turistas.
Ações específicas durante a temporada
Durante a Operação Estação Verão 2025/2026, a Polícia Civil realizará oito ações estratégicas, além do reforço nas unidades policiais:
Ação Verão Seguro (Litoral Sul, Grande Florianópolis e Litoral Norte);
Ação DPTUR;
Ação COPC;
Ação Aeropolicial – SAER;
Ação DPPD;
Ação CORE;
Ação Sala Lilás;
Ação GETIN.
Para viabilizar todas essas frentes de atuação, a Polícia Civil destinará mais de R$ 8 milhões em recursos para a operação.
Autoridades destacam foco na segurança
O delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, destacou a importância da Operação Estação Verão para a segurança das cidades litorâneas.
“O governador Jorginho Mello tem intensificado, desde que assumiu o governo, ações para garantir a segurança não só do turista que vem para Santa Catarina, mas também de cada cidadão que mora nessas localidades que receberão reforço”, afirmou.
Segundo ele, o reforço abrangerá 30 municípios, com atuação dos policiais civis em diversas áreas, visando melhorar a qualidade do atendimento tanto à população local quanto aos visitantes durante a alta temporada.


