Priscila Alano
Tubarão
A população incluída nas faixas etárias do Ministério da Saúde para receber a dose da vacina contra a gripe A reclama do atendimento em alguns postos de saúde de Tubarão. Alegam que falta vacina e, em alguns locais, quem não tem senha não é atendido. O horário restrito do funcionamento nas unidades também não agrada.
A enfermeira e coordenadora da imunização em Tubarão, Sandra Regina Alves, garante que todos os postos de saúde possuem vacinas e as senhas são usadas para controlar o atendimento das pessoas. “Em função da demanda e alta procura nestes últimos dias, em alguns postos de saúde chega a faltar a vacina por 30 minutos, mas logo encaminhamos mais doses, ou encaminhamos as pessoas para outros postos com sala de vacina”, explica Sandra.
Com relação ao horário, Sandra assegura que as salas de vacina nos postos de Programa Saúde da Família atendem até às 15h30min e a Policlínica fica aberta até as 17 horas. Mas a realidade não mostra bem isso. Ontem, a redação do Notisul esteve na Policlínica às 14 horas e a informação era que não havia mais vacina. As pessoas que procuravam a dose eram orientadas a retornar somente hoje, sem receber a garantia de que conseguirão a dose.
O casal Alexandra Inês dos Santos, 29 anos, e Rodrigo Nereu dos Santos, engenheiro, 28, foram à Policlínica ontem, mas encontraram a sala de vacina fechada antes do horário. “Os funcionários nos falaram que acabaram as doses. Amanhã (hoje), vamos voltar”, afirmou Rodrigo.
A auxiliar administrativa Karla Lopes, que trabalha no posto de referência do Humaitá, confirma que no início da tarde de ontem acabaram as doses para crianças e adultos de 20 a 29 anos. “Amanhã (hoje), no fim da manhã, devemos receber mais doses. Hoje (ontem), vacinamos apenas 100 pessoas. A procura é grande”, relata Karla.
Sais atende só 100 pessoas ao dia
O Serviço de Assistência Integrado à Saúde (Sais) da Unisul atende, em média, 100 pessoas por dia. A enfermeira responsável pela sala de vacina, Rosali Medeiros Pessoa, explica que limitou o número de atendimentos em função da demanda dos serviços realizados e por haver apenas uma vacinadora.
Ontem, o casal Danielle Pereira de Souza, 21 anos, e Ricardoni de Souza Neto, 22, foi ao Sais com o filho Gustavo de Souza Fukushima, para tomar a vacina, mas não foi atendido. O horário já havia encerrado. O Sais atende das 7h30min às 18 horas, porém, nas quintas-feiras, fecha às 16h30min.
Amanhã é Dia D de vacinação
Amanhã, os postos de saúde da Amurel estarão abertos das 8 às 17 horas para vacinar adultos de 20 a 29 anos, gestantes, crianças menores de dois anos e os idosos. Os maiores de 60 anos com doenças crônicas receberão as duas vacinas, contra a Gripe A e sazonal. A vacinação dos idosos será realizada até o dia 7 de maio. A última etapa inclui pessoas de 30 a 39 anos.
O frasco com a dose imuniza em torno de oito pessoas.
Cuidados com a saúde
A população deve adotar as recomendações de higiene do Ministério da Saúde, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e após tocar os olhos, a boca e o nariz; ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com um lenço, de preferência, descartável; evitar aglomerações, ambientes fechados e contato com pessoas doentes; e ter hábitos saudáveis, que incluam alimentação balanceada, ingestão de bastante líquido e prática de atividades físicas.

