quarta-feira, 30 julho , 2025

Haddad prevê diálogo entre Lula e Trump sobre tarifas

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (29), em Brasília, que há possibilidade de diálogo entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente norte-americano Donald Trump sobre as tarifas de 50% que os Estados Unidos impuseram aos produtos brasileiros. A medida entra em vigor em 1º de agosto e preocupa o setor exportador.

Segundo Haddad, embora os canais técnicos de negociação entre os dois países estejam ativos, um encontro entre os chefes de Estado exige preparação diplomática cuidadosa. “É papel nosso, dos ministros, azeitar os canais para que a conversa, quando ocorrer, seja a mais dignificante e edificante possível”, declarou.

Ele também ressaltou o trabalho conjunto com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e com o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin. Ambos estão empenhados no diálogo com autoridades americanas e representantes do setor produtivo.

Resistência à pressa e recado à oposição

Haddad criticou pressões para decisões precipitadas. Para ele, é necessário respeitar os trâmites diplomáticos e preservar a soberania brasileira.

“Tem que haver uma preparação antes, para que os dois povos se sintam valorizados à mesa de negociação, não haja sentimento de subordinação”, afirmou.

Um grupo de oito senadores brasileiros está atualmente em Washington para dialogar com congressistas norte-americanos na tentativa de reverter ou minimizar os efeitos da tarifa.

A medida unilateral foi anunciada em carta enviada por Trump a Lula no dia 9 de julho, estipulando a taxação de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados aos EUA a partir de agosto.

Autoridades americanas demonstram abertura

Para Haddad, há “sinais de interesse e sensibilidade” por parte de autoridades dos EUA para uma eventual negociação.

“Alguns empresários estão fazendo chegar ao nosso conhecimento que estão encontrando maior abertura lá, não sei se vai dar tempo até dia 1º”, disse, indicando que as conversas continuarão mesmo após a entrada em vigor das tarifas.

O ministro enfatizou que o governo brasileiro tem buscado apresentar seus pontos de forma clara e racional. “Não há razão para tensões. A relação sempre foi amistosa”, declarou.

Geraldo Alckmin também tem se empenhado em conversas com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick. “Ontem mesmo houve uma conversa mais longa, terceira e mais longa que tiveram”, destacou Haddad.

Plano de contingência pronto para ser acionado

Enquanto negociações seguem, o governo brasileiro já elaborou um plano de contingenciamento para apoiar empresas afetadas.

O documento, que está nas mãos do presidente Lula, foi preparado por quatro ministérios: Fazenda, Desenvolvimento, Relações Exteriores e Casa Civil.

Entre os cenários analisados está a criação de um programa de manutenção do emprego, inspirado em ações adotadas durante a pandemia da covid-19.

“Não sei qual é o cenário que o presidente vai optar”, disse Haddad, reforçando que a decisão final será de Lula quanto ao escopo, valor e momento de implementação.

“O Brasil vai estar preparado para cuidar das suas empresas, dos seus trabalhadores e, ao mesmo tempo, se manter permanentemente numa mesa de negociação, buscando racionalidade, respeito mútuo e estreitamento das relações”, finalizou o ministro.

Continue lendo

25 Anos do Notisul: A história que vivemos e contamos juntos

Do primeiro clique ao centésimo milésimo conteúdo publicado, reportamos os eventos, incentivamos os debates e contamos milhares de histórias e fatos. Há exatos 25 anos,...

Câmara de Morro da Fumaça cria comissão para cobrar soluções na BR-101

Vereadores vão estudar e propor alternativas para os problemas no Morro dos Cavalos, em Palhoça, trecho que afeta toda a região Sul Mobilização regional quer...

OAB/SC inaugura Central de Prerrogativas durante conferência inédita

FOTOS Eduardo Tarasca OAB Divulgação Notisul Evento híbrido será realizado nos dias 31/7 e 1°/8 em Florianópolis e contará com palestrantes de renome nacional Evento estadual...

Projeto Gotas de Vida completa 10 anos e impacta mais de 6 mil pessoas

FOTOS Divulgação Notisul Com arrecadação de quase R$ 22 mil em 2025, ação viabilizou reconstrução do Gatil do Abrigo Animal e doações a três instituições...

Câmara de Capivari de Baixo arquiva propostas sobre transparência e nepotismo

Em sessão marcada por debates, Câmara rejeita projetos que propunham transmissão das comissões, combate ao nepotismo e direito de acompanhante para mulheres. Projetos que visavam...

Mãe que sonhava em amamentar realiza desejo e ainda doa leite para salvar vidas

FOTOS Divulgação Notisul Aos 26 anos, Ellen realiza o sonho da amamentação e doa leite ao Programa Amamenta Brusque, que abastece UTIs neonatais e orienta...

Florianópolis sedia maior encontro da hotelaria do Sul do Brasil

FOTO Divulgação Notisul Com foco em turismo conectado e inovação, o Encatho & Exprotel 2025 reúne empresários, gestores e profissionais de todo o país até...

Licença de Aquicultor é prorrogada até julho de 2026 em todo o país

FOTO Bruno Collaço, Agência AL Divulgação Notisul Portaria do Ministério da Pesca e Aquicultura estende prazo até 30 de julho de 2026, atendendo pleito do...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp