FOTO Divulgação Notisul
O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) renovou a acreditação internacional concedida pela Associação Americana de Bancos de Sangue (AABB) em parceria com a Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH). O selo é um dos mais importantes reconhecimentos de qualidade na área de hemoterapia no mundo.
Durante três dias, os auditores avaliaram rigorosamente os processos que compõem o Ciclo do Sangue, desde a captação de doadores, coleta e qualificação, até a produção, controle de qualidade e transfusão de sangue. Também foram examinados setores de apoio como logística, tecnologia da informação, gestão de pessoas, planejamento e direção.
Reconhecimento da excelência catarinense
A manutenção do selo confirma o comprometimento do HEMOSC com a segurança e a qualidade dos hemocomponentes disponibilizados à população.
“Manter essa acreditação é a comprovação de que o HEMOSC atua com dedicação, responsabilidade e foco contínuo na melhoria de seus processos, reforçando a segurança e garantindo qualidade do sangue disponibilizado para todos os catarinenses”, destacou a diretora-geral do HEMOSC, Patrícia Carsten.
A primeira acreditação internacional foi conquistada em 2014. Desde então, o sangue coletado pelo HEMOSC é reconhecido por atender padrões que possibilitam seu uso em todo o continente americano e em países da Europa.
Padrões internacionais e certificações inéditas
Somente cinco hemocentros no Brasil possuem a certificação AABB/ABHH, o que evidencia o rigor dos critérios avaliados. Além disso, o HEMOSC é o único hemocentro do país a reunir três certificações de qualidade:
AABB/ABHH
ISO 9001:2015
ONA Nível I (Organização Nacional de Acreditação)
“Esse resultado reflete o compromisso da equipe do HEMOSC em atuar com excelência, garantindo que a população catarinense receba um serviço de saúde seguro, inovador e alinhado aos mais altos padrões internacionais”, comemora o presidente da FAHECE, Dr. Alvin Laemmel.
O reconhecimento reforça o papel do HEMOSC como referência nacional em hemoterapia e qualidade no serviço público de saúde.

