Jaguaruna
Em tempos de crise e corrupção diária de políticos no Brasil, quem dá o exemplo é o povo, mesmo com pouco dinheiro o questionamento a ser feito é: se você encontrasse uma carteira com um certo valor, devolveria ao verdadeiro dono? Para o morador de Morro da Fumaça, Aguinaldo Januário da Silva, não houve dúvidas e ele entregou a carteira com todos os documentos e R$ 280 a Daniel Ghizzo de Biasi, de Treze de Maio.
Ambos passaram a virada do ano no Balneário Campo Bom, em Jaguaruna. Em um momento de descuido, Daniel perdeu a sua carteira e sentiu falta dela pouco tempo depois, passou a procurar, mas sem sucesso. Do outro lado, Aguinaldo também procurava o dono e após um dia de muita insistência acabou encontrando.
Conforme a mãe do jovem de Treze de Maio, Marilésia Bardini Ghizzo de Biasi, Aguinaldo viu a procura do objeto perdido por meio de uma rede social e combinou de encontrar o dono da carteira para entregá-lo. “Ficamos felizes pela atitude dele. Foi um homem muito correto e fez o que deveria. Uma história dessas não podia ser esquecida”, sublinha Marilésia.
Segundo a moradora de Treze de Maio, a lição de honestidade de Aguinaldo é fruto do que aprendeu em casa, com os pais. “Ele veio de uma família correta e honesta e por isso não pensou duas vezes de encontrar um meio para entregar o dinheiro. O ano iniciou com uma bela e importante lição, o da honestidade”, valoriza.