Os alunos do primeiro ano do curso de Mecatrônica do Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) vão disputar, neste sábado (16), a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em Joaçaba. A equipe Tech Machine representa o município na competição.
O grupo é formado por Antônio Ferreira Scarsi, Davi Serafim Ronconi, Mateus Viana Serafim Justino e Jonnathan Xavier Orellana Duarte, sob supervisão do professor Giovani Batista de Souza.
A delegação viaja nesta sexta-feira (15) para Joaçaba e compete durante todo o sábado na fase de resgate da OBR, que simula operações em locais de difícil acesso para humanos, utilizando robôs montados e programados pelos estudantes.
Objetivo e experiência
O título estadual garante vaga para a etapa nacional, marcada para novembro. No entanto, o professor Giovani destaca que o aprendizado vai além da disputa.
“Espero que os alunos vençam esta etapa, mas o mais importante é que aprendam a competir e respeitar os outros. A troca de experiência é muito valorizada”, afirmou.
Para os alunos, a participação é motivo de orgulho.
“Acho que novas experiências, também poder aplicar um pouquinho do que a gente trabalha por alguns meses, e se tudo der certo, um bom resultado também”, disse o estudante Antônio Ferreira.
Próximos passos
Se conquistarem o título em Joaçaba, os jovens representarão Santa Catarina na fase nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica, reunindo as melhores equipes do país.