FOTO PMI Divulgação, Notisul
Tempo de leitura: 3 minutos
Foram dois dias de muito aprendizado e integração. O 1º Seminário sobre Saúde Mental de Imbituba, realizado nos dias 15 e 16, se tornou um importante espaço de diálogo e capacitação voltado aos profissionais da área da saúde. O evento reuniu representantes de diversos setores públicos e privados, com o objetivo de fortalecer a rede de atenção psicossocial do município.
A abertura foi conduzida pelo enfermeiro Eduardo Peres, responsável técnico de Enfermagem de Imbituba e coordenador do SAMU, que destacou a importância da capacitação contínua e do cuidado integral à saúde mental.
“Foram dois dias de intenso aprendizado, troca de experiências e integração entre equipes, reforçando o nosso compromisso com o cuidado humanizado e o fortalecimento das ações de saúde mental no município”, destacou o coordenador do SAMU, Eduardo Peres.
Palestras e temas abordados
Durante o seminário, foram discutidos temas fundamentais para o aprimoramento das práticas profissionais na área, entre eles:
O papel do CAPS na rede de atenção psicossocial;
Saúde mental e inteligência emocional voltada ao profissional de saúde, ministrada pela professora e terapeuta de desenvolvimento humano Edilene Lopes;
Manejo de paciente em crise no atendimento pré-hospitalar, conduzido por Humberto de Almeida, condutor socorrista do SAMU e técnico em enfermagem responsável pela Educação Continuada do serviço.
O evento contou ainda com a participação da psicóloga Cecília Fronza Janes, residente de Saúde da Família de Imbituba, e da coordenadora da Comunidade Ativa, Elizandra Silva da Rosa, que destacou o papel da atividade física na promoção da saúde mental.
Integração entre profissionais e instituições
O seminário reuniu médicos, enfermeiros, psicólogos, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, educadores físicos, assistentes sociais e profissionais da vigilância sanitária, além de representantes de instituições como OGMO, CREAS, CAPS, Hospital São Camilo e CT Ebenézer.
O encontro proporcionou troca de experiências e integração entre equipes, fortalecendo o compromisso coletivo com o cuidado humanizado e o aperfeiçoamento das ações em saúde mental desenvolvidas em Imbituba.