Tubarão
Nesta sexta-feira, encerra a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, 379.467 pessoas ainda não foram imunizadas no Estado. Elas pertencem aos grupos prioritários, que incluem idosos, crianças de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, professores, indígenas, presidiários e agentes penitenciários. A cobertura vacinal, até o momento, é de 72,16%.
“Esse resultado está abaixo do esperado para o período, já que a meta da campanha é imunizar 95% da população-alvo. Nossa maior preocupação é com a prevenção, imunizando essas pessoas que são as mais vulneráveis em relação à exposição ao vírus Influenza”, afirma a gerente de Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Vanessa Vieira da Silva.
O número de casos de gripe pelo vírus Influenza em Santa Catarina vem aumentando nas últimas semanas. De janeiro a maio, foram notificados 491 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, de acordo com o Informe Epidemiológico n008/2017- Vigilância da Influenza, divulgado pela Dive.
11 mortes são registradas por gripe A no Estado
Até o último sábado (20) foram registrados 58 óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Santa Catarina. Sendo 11 óbitos confirmados pelo vírus Influenza A, subtipo H3N2, segundo dados divulgados nesta terça-feira, pela Dive. As 11 mortes foram registradas em Florianópolis (dois casos), Caçador (dois casos), Águas Mornas, Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Santa Rosa de Lima e São Miguel do Oeste (um caso cada).
Capivari de Baixo alcançou 91% da meta de vacinação
A Secretaria de Saúde de Capivari de Baixo apurou os números da vacinação contra a Influenza nessa segunda-feira e constatou que o índice de pessoas vacinadas chega a 91% da meta prevista, sendo crianças – 60,12%; trabalhador da saúde – 75,90%; gestantes – 73,39%; puérperas – 126,32%; idosos – 114,40%. Também foram aplicadas 188 doses em domicílio.
As pessoas que ainda não se vacinaram e que estão num dos grupos prioritários têm até sexta-feira, para procura um dos dois locais disponíveis: O Posto Central (Unidade Central de Saúde), que ficará aberto das 7 às 16 horas e ESF do Bairro Três de Maio, estará aberto das 7 às 13 horas.
A vacina
A vacina protege contra três tipos de gripe que mais circulam no país, o H1N1, H3H2 e a influenza B. As pessoas que forem se vacinar devem levar: carteirinha de vacinação, portadores de doença crônicas não transmissíveis devem apresentar uma prescrição médica com indicação da vacina, ou, caso sejam cadastrados em programas de doenças crônicas do SUS, podem-se dirigir aos postos que estão registrados para receber a vacina sem a necessidade da prescrição, já os professores devem apresentar um comprovante de vínculo com uma instituição de ensino e os trabalhadores de saúde precisam apresentar carteira de identificação profissional.

