segunda-feira, 21 julho , 2025

Influenza: Tubarão atinge quase 90% na reta final da campanha

Tubarão

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe acaba nesta sexta-feira (31) em todo território nacional. Desde o dia 10 do mês passado, início da campanha, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) organizou diversas ações em busca de atingir o público-alvo. Agora, na reta final, o último balanço divulgado de Tubarão, mostra que a cobertura vacinal está muito próxima da meta estabelecida, com 89,35% da população prioritária atingida.

 Dos 37.561 a se vacinarem dos grupos prioritários, 32.811 já tomaram a vacina, faltando mil pessoas para a cidade atingir os 90% definido pelo ministério. De acordo com a enfermeira da FMS Shaiane Salvador, os números são acima da média de Santa Catarina. “Estamos dentro do estimado e acreditamos que até o dia 31, nós alcançaremos a meta para todos os grupos”, destacou.

O índice no Estado alcançou cerca de 70%, somando mais de 500 mil catarinenses que não tomaram a dose. O Ministério da Saúde, em nota nesta quarta-feira, anunciou a distribuição da vacina para toda a população geral, a partir da próxima segunda-feira.

 A vacina da gripe é de extrema importância para as pessoas intituladas como “grupos de risco”, já que são mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias, com o vírus no organismo. Os grupos definidos pelo MS foram: gestantes, puérperas, crianças de até seis anos incompletos, idosos, pacientes com doenças crônicas, professores, indígenas, funcionários do sistema prisional, trabalhadores da saúde, população privada de liberdade e profissionais de forças armadas.

 
Números em Tubarão
 
• Gestantes: 89,55%
• Crianças: 77,65%
• Puérperas: 128,48%
• Idosos: 98%
• Trabalhadores da saúde: 93,08%
• População privada de liberdade: 94%
• Funcionários sistema prisional: 71%
• Professores: 94%
• Profissionais de forças armadas: 437 doses aplicadas (não possui população estimada).
• Pacientes com doenças crônicas: 70,80%.

 Vacina contra a gripe será liberada para toda população catarinense a partir de segunda

A Campanha de Vacinação contra a gripe exclusiva para os grupos prioritários acaba nesta sexta feira (31). A partir de segunda-feira (3), todo a população catarinense poderá procurar as unidades de saúde, nos municípios que ainda possuem doses disponíveis, para tomar a vacina contra a doença. A medida segue orientação do Ministério da Saúde (MS). No entanto, a imunização será feita a partir das doses que sobraram da Campanha, ou seja, sem nova remessa aos Estados.

Em Santa Catarina, a cobertura vacinal entre os grupos prioritários está em 77,71%. A meta estabelecida pela Ministério de Saúde é de vacinar, pelo menos, 90% dessa população formada por: gestantes, mães até 45 dias após o parto, crianças entre seis meses a menores de seis anos, idosos com mais de 60 anos, indígenas, professores da rede pública e privada, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), pois os representantes têm mais chances de ter complicações e até morrer em decorrência da gripe. Lia Quaresma Coimbra, gerente de imunização da Dive/SC, vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde, ressalta a importância de alcançar a meta de 90% entre o público-alvo: “Os casos de gripe, na maior parte das vezes, são leves e se resolvem sem sequelas, mas nos grupos prioritários o caso pode complicar, gerar outras doenças e até mesmo levar à morte. Isso nos preocupa”.
Gripe em Santa Catarina

Segundo o último boletim divulgado pela DIVE/SC, até o dia 24 de maio de 2019, foram confirmados 66 casos de influenza em Santa Catarina: 53 pelo vírus A (H1N1), 11 pelo vírus A (H3N2), um aguardando subtipagem, e um pelo vírus Influenza B.

Os municípios que apresentaram casos confirmados foram: Blumenau e Chapecó com dez casos cada; Florianópolis com sete; Joinville com seis casos;  Brusque, Itajaí e Jaraguá do Sul, com três casos cada; Balneário Camboriú, São José e Tubarão, com dois cada; Armazém, Biguaçu, Braço do Norte, Camboriú, Criciúma, Flor do Sertão, Itaiópolis, Jacinto Machado, Lages, Maravilha, Navegantes, Palhoça, Penha, Pomerode, São Francisco do Sul, São João Batista, Tunápolis, com um caso cada; e um caso de paciente residente em São Paulo, mas que foi atendido em Santa Catarina.

No mesmo período, foram confirmadas cinco mortes, todas pelo vírus influenza A (H1N1). Os cinco apresentaram algum fator de risco para o agravamento da doença. Um homem, de 52 anos, morador de Tubarão (portador de diabetes mellitus); uma mulher, de 79 anos, moradora de Blumenau (portadora de diabetes mellitus e doença neurológica crônica); uma mulher, de 48 anos, moradora de Jaraguá do Sul (portadora de diabetes mellitus e pressão alta); um homem, de 54 anos, morador de Brusque (tinha pressão alta e era fumante); uma mulher, 67 anos, morador de São Francisco do Sul (paciente tinha diabetes mellitus e doença renal crônica).

Cuidados e prevenção

Além da vacina, é recomendado adotar algumas medidas de prevenção para evitar a gripe: higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar; higienização depois de usar o banheiro; antes das refeições; antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimão, bancos, maçanetas etc), além de manter hábitos de alimentação saudáveis, com ingestão de líquidos e realização de atividades físicas.

Pessoas com influenza devem evitar contato com outras. Em caso de suspeita, o paciente deve procurar atendimento médico o mais rápido possível. O tratamento precoce com Oseltamivir (Tamiflu) reduz tanto os sintomas quanto a ocorrência de complicações da influenza e está disponível em todas as unidades de saúde e hospitais de Santa Catarina.

Continue lendo

Centro de Tubarão se prepara para nova fase do projeto de revitalização

FOTOS Divulgação Notisul Reunião no dia 30 de julho vai reunir empresários, Sebrae e Prefeitura para colocar em prática ações do Place Branding “Centro de...

Porto de Imbituba movimenta mais de 3,6 milhões de toneladas em 2025

FOTO Anderson Coelho SCPar Divulgação Notisul Com 162 atracações até junho, porto se consolida como polo logístico estratégico no Sul do Brasil e amplia sua...

Camerata Florianópolis traz tributo à MPB para Laguna no dia 29

Foto: Tóia Oliveira Divulgação Notisul Espetáculo gratuito acontece no Cine Teatro Mussi e integra a programação da 43ª Semana Cultural de Laguna, com clássicos e...

Hemosc celebra 38 anos como referência nacional em hemoterapia

FOTO Divulgação Notisul Comemoração marca avanços e investimentos que reforçam o papel do Hemosc na saúde pública catarinense; só em 2025 já foram coletadas mais...

Imbituba inicia projeto inovador voltado ao turismo criativo

FOTO Walter Weingaertner Divulgação Notisul Imbituba recebeu a fase inicial do Experiência Franca, um projeto piloto com foco no empreendedorismo criativo, especialmente voltado a jovens...

Timeline da Crise Diplomática Brasil-EUA: 7 Meses que Mudaram as Relações Bilaterais

A escalada de tensões entre Brasil e Estados Unidos em 2025 transformou questões judiciais internas em uma das maiores crises diplomáticas e comerciais entre...

Pelo Estado – TCE/SC de olho nas regras do Universidade Gratuita

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) publicou no Diário Oficial Eletrônico (DOTC-e), o compartilhamento de dados dos programas Universidade Gratuita (UG) e...

Telemedicina não é videochamada: é liberdade

Quando falo que sou médico e utilizo a telemedicina no meu dia a dia, alguns ainda torcem o nariz, como se eu estivesse apenas...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp