O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou nesta terça-feira (13) a enviar notificações para aposentados e pensionistas que tiveram descontos em seus benefícios por meio de entidades associativas. A mensagem está sendo enviada diretamente pelo aplicativo Meu INSS, disponível para celulares Android e iPhone. O objetivo é alertar sobre possíveis cobranças indevidas e orientar os beneficiários sobre como proceder.
Como consultar a notificação no aplicativo Meu INSS
Para verificar a notificação, é necessário baixar gratuitamente o aplicativo Meu INSS, disponível na App Store (iOS) e na Google Play Store (Android). Após o download, o usuário deve criar uma conta com CPF e senha, que também serve para acessar outros serviços do governo unificados no sistema Gov.br.
Também é possível criar a conta usando o internet banking de bancos credenciados
No aplicativo, clique no ícone do sininho (canto superior direito), vá em “Configurar Notificações” e ative a opção “Permitir notificações”
Tipos de mensagens que os beneficiários podem receber
O sistema prevê duas mensagens diferentes, de acordo com a situação do beneficiário:
“Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício.”
“Aviso importante para você: foi identificado desconto de entidade associativa no seu benefício. A partir de amanhã (14), você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135.”
Como solicitar reembolso dos valores descontados
A partir desta quarta-feira (14), os beneficiários poderão consultar o nome da entidade responsável pelos descontos diretamente no aplicativo, no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. Caso o desconto não tenha sido autorizado, o aposentado ou pensionista poderá:
Informar que não reconhece o desconto
Solicitar devolução dos valores pelo aplicativo, pelo site do Meu INSS ou pelo telefone 135
O INSS informou que, em breve, será divulgado um passo a passo para facilitar o pedido de reembolso.
Cuidado com golpes e canais oficiais de atendimento
O INSS alerta que não entrará em contato com os beneficiários por telefone ou SMS. As notificações legítimas serão enviadas exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS. Quem tiver dúvidas ou dificuldades com o sistema pode ligar para a central 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h — sendo mais fácil conseguir atendimento após as 16h ou aos sábados.
“Para saber informações com segurança, basta acessar os canais oficiais do INSS, como o gov.br/inss e redes sociais oficiais”, orienta o instituto.