Zahyra Mattar
Tubarão
O terreno que será ofertado para duas grandes multinacionais – uma italiana e outra chinesa – já está definido. Trata-se de uma área hoje de propriedade da Tractebel Energia, na divisa entre Tubarão e Capivari de Baixo. O local é um espaço anteriormente utilizado como depósito de cinzas da termelétrica.
Serão feitos estudos de solo, entre outros levantamentos, para saber se o espaço cumpre os interesses dos empreendedores internacionais. A empresa privada já sinalizou positivamente no que diz respeito em ceder a área para a instalação das empresas estrangeiras.
“O primeiro contato com a diretoria da Tractebel foi promissor, mas não existe nada acordado. Na próxima terça-feira, participaremos, em Florianópolis, de um encontro para detalharmos o projeto”, antecipa o secretário de desenvolvimento econômico da prefeitura de Tubarão, Celso Meneghel.
Caso estas duas empresas invistam em Tubarão, podem ser gerados R$ 2 milhões mensais de receitas para a cidade. Estima-se que, juntas, gerem 3,5 mil empregos diretos. As duas ocuparão uma área de 30 hectares. Geralmente, para vaga na indústria, é gerado 1,6 novo posto de trabalho nos outros setores.
Representantes das duas empresas já visitaram o município quatro vezes. Também na próxima semana, representantes das multinacionais devem visitar novamente a cidade.
“Trataremos a viagem para os dois países, que faremos no próximo dia 30. Além de gestores tubaronenses, também irá uma comitiva do governo do estado. Além de apresentar a possível área, vamos prospectar o que nossa região tem a oferecer e também os incentivos municipais que poderemos dar”, detalha Meneghel.
Nosso representantes
Além do secretário de desenvolvimento econômico da prefeitura de Tubarão, Celso Meneghel, a comitiva da Cidade Azul que irá à Itália e à China para tentar trazer estes investidores é formada pelo vice-prefeito Pepê Collaço, pelo presidente da Associação Empresarial local (Acit), Eduardo Silvério Nunes, e o vereador Evandro Almeida (PMDB).

