O brasileiro João Fonseca foi eliminado logo na primeira rodada do Australian Open ao ser superado pelo norte-americano Eliot Spizzirri por 3 sets a 1, nesta terça-feira (20), em Melbourne. Apesar de reagir durante a partida, o carioca de 19 anos não conseguiu sustentar o ritmo e acabou derrotado com parciais de 6/4, 2/6, 6/1 e 6/2, em duelo que durou 2h41.
Cabeça de chave número 28 do primeiro Grand Slam da temporada, Fonseca disputava seu primeiro torneio oficial em 2026 após enfrentar problemas físicos no início do ano.
Primeiro set equilibrado, mas com vantagem americana
João Fonseca começou bem a partida, confirmando seus games de saque com autoridade. No entanto, Eliot Spizzirri mostrou consistência nas trocas do fundo de quadra e soube explorar os riscos do brasileiro, que buscava encurtar os pontos.
Apesar de liderar nos winners (13 a 4), Fonseca cometeu mais erros não forçados — 14 contra apenas 5 do adversário. No décimo game, o americano conseguiu a única quebra do set e fechou em 6/4 após 42 minutos. Foi a primeira vez que João perdeu um set em estreias de Grand Slam.
Reação brasileira no segundo set
No segundo set, Fonseca mudou o cenário da partida. Logo no game inicial, conseguiu a quebra do saque de Spizzirri e passou a comandar as ações. Salvou break point com uma paralela de direita e abriu vantagem confortável no placar.
Empurrado pela torcida brasileira presente no Melbourne Park, o carioca voltou a quebrar no quinto game, fez 4/1 e fechou o set em 6/2 com autoridade. Os números refletiram a melhora: apenas quatro erros não forçados do brasileiro, contra oito do americano.
Domínio de Spizzirri nos sets finais
A partir do terceiro set, Eliot Spizzirri assumiu o controle da partida. Com duas quebras de serviço, impôs ritmo forte e venceu a parcial por 6/1. O americano somou 14 winners contra apenas quatro de Fonseca, além de cometer menos erros.
No quarto set, Spizzirri voltou a quebrar o saque do brasileiro duas vezes e abriu 4/1. João Fonseca pediu atendimento médico devido a um desconforto na perna esquerda. Sem dificuldades, o norte-americano manteve o domínio e fechou em 6/2, confirmando a classificação.
Temporada de João Fonseca segue com compromissos no Brasil
O Australian Open marcou a estreia oficial de João Fonseca em 2026. O brasileiro havia desistido dos torneios de Brisbane e Adelaide por dores na lombar. Mesmo assim, conseguiu entrar como cabeça de chave após desistências de jogadores à sua frente no ranking.
Em fevereiro, Fonseca defende os pontos do título do ATP 250 de Buenos Aires. Na sequência, entre os dias 14 e 22, o tenista estará em quadra no Rio Open.

